10 Mandamentos da Pele Saudável

mandamentos da pele saudável

Manter a saúde da pele é um dos principais requisitos para deixar a beleza sempre em dia. Os cuidados diários, quando seguidos com disciplina, se refletem na sua aparência através do fechamento dos poros, intensificação do viço natural da pele, clareamento de manchas e redução de quadros inflamatórios, como a acne. Até a sua maquiagem fica mais bonita quando a pele é bem-tratada! Um verdadeiro beauty wish, não é mesmo?

Para conquistar o melhor dos mundos no que diz respeito à saúde da sua pele é preciso ter disciplina e criar uma rotina específica de tratamento de acordo com o seu tipo de pele. Como nós amamos te ajudar nessa missão, reunimos os principais mandamentos para cuidar da pele.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

 Respeitará o seu tipo de pele

Seu rosto brilha mesmo em dias frios, tem tendência à acne e poros dilatados? Então seus tratamentos devem ser leves e não obstruir os poros. Já se você sente efeitos opostos, como ressecamento constante, falta de flexibilidade e até mesmo algumas descamações, pode ser que o seu tipo de pele seja seco, e precisa de tratamentos que potencializem a hidratação.

Respeitar o seu tipo de pele e comprar produtos de acordo com as necessidades dela é o primeiro passo para conquistar uma pele saudável. Se você tem dúvidas sobre o que precisa adquirir para cuidar da tez, consulte um médico dermatologista: ele é o melhor profissional para identificar as necessidades da sua pele e indicar produtos adequados para ela.

Protegerá o rosto dos raios solares

O principal responsável pelo surgimento de manchas, rugas e sinais gerais de envelhecimento da pele é o sol. A radiação ultravioleta afeta as células da derme, causando mutações e produzindo radicais-livres. O resultado é a perda de firmeza e textura da pele, que demora mais para se renovar e criar viço.

Usar protetor solar diariamente é fundamental. Escolha aqueles com FPS 30 para uso cotidiano e FPS 70 para os dias de maior exposição ao sol, como em atividades ao ar livre, idas à praia e passeios outdoor. Não se esqueça de verificar as propriedades da fórmula para aliar benefícios para o seu tipo de pele.

Fará da hidratação sua melhor amiga

O creme hidratante é essencial para a saúde da pele, mesmo para as oleosas! Este passo deve ser incluído nos rituais do dia a dia e nunca mais abandonado. A falta de hidratação é responsável por diversos problemas, como uma rigidez maior da pele, que perde elasticidade, queda na produção de colágeno, descamação e aumento da sensibilidade.

Incluir uma rotina de hidratação em seus rituais diários é fundamental para obter mais luminosidade, elasticidade e jovialidade para a pele. Quando adequadamente hidratada, a tez costuma se regenerar com mais facilidade, apresentar menos rugas e ainda ter luminosidade natural. Só vantagens!

Nunca dormirá maquiada

Tirar a maquiagem antes de dormir é tão importante para o combate ao envelhecimento precoce quanto o uso do protetor solar. Isso porque as partículas de maquiagem atraem as impurezas, como a poluição e a poeira, e entram em contato com a pele.

Durante a noite é o período que a nossa pele mais absorve os produtos depositados sobre ela (por isso é o melhor momento para tratá-la). Quando você dorme com uma maquiagem que ficou exposta o dia todo à sujeira, a sua pele absorve tudo, obstruindo os poros.

O resultado você já conhece: no curto prazo há o surgimento de mais cravos e espinhas, a irritabilidade da pele também aumenta e, se virar rotina, as consequências de dormir com a pele maquiada se intensificam, colaborando para o envelhecimento precoce.

Lavará o rosto com sabonete específico

As necessidades da pele do corpo e do rosto são diferentes. Enquanto a maior parte das pessoas está preocupada em hidratar as áreas ressecadas de cotovelos e joelhos, o efeito desejado para a pele é o oposto: redução da oleosidade. O inverso também pode acontecer, quando a pessoa busca retirar a oleosidade do corpo e hidratar o rosto.

A questão é que muito raramente a sua pele apresentará as mesmas necessidades em todas as áreas e é por isso que você deve usar um sabonete específico para as necessidades do seu rosto.

Você pode consultar um dermatologista para verificar qual é o produto mais adequado para o seu tipo de pele. O importante é que você faça a limpeza da pele de manhã e à noite religiosamente, para tirar todas as impurezas e resíduos de produtos da cútis.

Cuidará de olhos e lábios com atenção especial

A pele em torno dos olhos e dos lábios é mais fina e sensível do que as demais áreas do rosto, por isso precisam de atenção extra na sua rotina de cuidados. Estas regiões costumam ser mais exigidas, pois se movimentam bastante quando falamos, comemos e expressamos as nossas emoções, além de contar com menos elastina e colágeno do que outras áreas do rosto.

Em função das suas características as áreas em torno dos olhos e lábios costuma apresentar sinais do envelhecimento primeiro. Pequenas ruguinhas e marcas de expressão se formam no contorno dos lábios e ao redor dos olhos, que também perdem volume e firmeza antes do restante do rosto.

Comprar hidratantes específicos para essas regiões e turbinar o tratamento dessas áreas é uma forma eficiente de manter a pele sensível mais bonita e saudável.

 Fará bom uso das máscaras e esfoliantes

Só quem usa máscaras de tratamento e esfolia a pele regularmente sabe o quanto esses dois pequenos rituais podem operar verdadeiros milagres para a sua beleza. Ambos os tratamentos devem ser feitos semanalmente para manter a pele saudável.

As máscaras de tratamento também são ótimas opções para aqueles dias em que você deseja potencializar a sua rotina de skincare, como antes de uma festa ou reunião importante, pois apresentam efeitos imediatos, que melhoram o aspecto da pele.

Já os benefícios da esfoliação são sentidos em ambos os casos: imediatamente, e no longo prazo. O efeito imediato é a redução dos cravinhos e também uma sensação de pele macia. Depois de algumas semanas de uso constante do esfoliante, você começa a perceber outras melhorias, como a redução do tamanho dos poros, aumento do viço e da luminosidade da pele e afinamento da espessura cutânea.

Outra razão para adotar esses queridinhos da beleza é que o seu uso ajuda a melhorar o resultado dos tratamentos que você já faz. Uma pele limpa, livre de células mortas e bem hidratada absorve melhor os ativos de tratamento e fica mais jovem no longo-prazo.

Não espremerá espinhas

É terrível, mesmo depois de adultas ainda podemos sofrer com as espinhas em função das variações hormonais (principalmente na TPM, socorro!). O segredo para manter a pele saudável, apesar das espinhas, é jamais cutucá-las, espremê-las ou manipulá-las com as mãos de qualquer maneira.

Este comportamento intensifica a inflamação das espinhas e pode causar cicatrizes permanentes na pele, que só podem ser tratadas posteriormente com laser e, mesmo assim, sem garantias de melhora.

A alternativa saudável é usar cosméticos com propriedades secativas, que tratam as espinhas e ajudam a conter o inchaço e a dor da inflamação das glândulas sebáceas, eliminando o problema sem deixar marcas.

Evitará os hábitos que prejudicam a pele

Não adianta usar mil produtos, recorrer a tratamentos caros e investir em cirurgias plásticas, mas se esquecer do básico. Alguns hábitos são prejudiciais à saúde da sua pele e têm o poder de retardar (ou até anular) o efeito de todos os tratamentos que você faz.

Fumar é um dos principais vilões na missão de manter a pele saudável. A fumaça da nicotina é uma verdadeira ladra de colágeno, pois prejudica a formação dessa proteína, que é responsável pela firmeza da pele. O hábito de fumar acelera o envelhecimento e a formação de rugas, além de deixar a pele opaca e sem viço.

Beber pouca água e manter uma alimentação desregrada também são fatores que prejudicam o objetivo de manter a pele saudável. A hidratação é um fator que depende diretamente do seu consumo de água. É através de uma boa hidratação que a pele pode controlar a oleosidade (se as células estão com pouca água, as glândulas produzirão mais sebo para retê-la), regular a produção de colágeno e elastina e manter o brilho natural.

Obedecerá as orientações do seu dermatologista

O médico dermatologista é o melhor profissional para identificar as necessidades da sua pele e indicar tratamentos específicos para ela. Seguir à risca suas orientações é fundamental para manter a saúde em todas as camadas da derme.

Agora que você já sabe quais são as principais orientações que deve seguir para manter a sua pele saudável, que tal conferir produtos perfeitos tratar o seu tipo de pele, vem ver!