3 Dicas Imperdíveis para Fazer uma Maquiagem para Noite de Arrasar

Descubra como fazer maquiagem para a noite de arrasar

Chega a  sexta-feira e você não vê a hora de se jogar na balada? Então você precisa de um look de arrasar! Além de escolher a roupa e os acessórios certos, fazer uma boa maquiagem para noite é fundamental para deixar o seu visual pronto para qualquer festa.

Criar a sua maquiagem para a noite pode ser um desafio, mas com algumas dicas, ficará mais fácil conseguir um resultado impactante e sofisticado para arrasar. Dá uma olhada nas nossas dicas.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como preparar a pele de uma maquiagem para noite 

A maquiagem para noite é um pouco mais pesada do que a do dia a dia. Você estará sob iluminação artificial (e nem sempre uma que valoriza a beleza) e provavelmente muitas fotos serão tiradas. Por isso é importante caprichar!

Você pode começar com os passos clássicos; limpeza, tonificação e hidratação. Estas etapas são importantes em qualquer maquiagem, mas ganham ainda mais relevância em produções noturnas. O rosto limpo e hidratado recebe melhor os pigmentos da maquiagem e proporciona um acabamento mais bonito em toda a produção.

Depois de hidratar a pele (do rosto e do pescoço) você pode usar um bom primer para uniformizar a textura da pele, aumentar a durabilidade da maquiagem e agir como uma barreira contra a oleosidade da pele, garantindo o efeito matte por horas.

O passo seguinte é usar uma base de longa duração. É interessante usar um produto de cobertura média a alta, assim você consegue dar mais uniformidade para a pele, permitindo que você construa o efeito que desejar com contorno e iluminador. As bases com tecnologia HD e texturas mais leves, como a líquida ou cremosa, são especialmente eficientes para a maquiagem noturna, já que permitem a construção da cobertura de acordo com a quantidade de camadas na pele.

O corretivo e o são as últimas etapas da preparação da pele. O corretivo atua de forma pontual, é aplicado somente nas regiões onde as olheiras e manchas da pele são mais evidentes. Já o pó deve ser usado de acordo com a necessidade da sua pele. Somente no centro do rosto, na zona T ou em tudo, dependendo da oleosidade da sua pele.

Foco no olhar


Uma boa opção para quem quer criar uma maquiagem para a noite clássica é trazer o foco para os olhos. Se você usar sombras escuras e deixar os lábios com batom neutro e clarinho, criará um visual que é suuuper adequado para festas formais, como casamentos, bailes de formatura e eventos de trabalho.

As tonalidades, texturas e acabamentos usados nos olhos variam conforme o seu estilo pessoal e a ocasião. Quanto mais formal e sofisticado o evento, mais discretas devem ser as cores usadas para a sua maquiagem dos olhos. Sombras escuras e neutras, como o marrom, preto e chumbo são ótimas para criar esfumados. Já os tons claros, como o champanhe, bege e rosa são interessantes para iluminar o olhar e ressaltar os traços.

Delineador e cílios postiços não podem faltar neste tipo de produção, pois serão eles que darão acabamento para o visual e deixarão a sua maquiagem com cara de festa. Se você quer um visual mais criativo, pode apostar em traços gráficos com o delineador e usar cílios com diferentes efeitos. Contudo, essas intervenções, assim como o glitter e demais partículas brilhantes, devem ser reservados para ocasiões informais.

Dicas gerais 

Para fazer uma maquiagem linda e com olhos marcantes, o ideal é começar pelas sombras. Deixe os olhos prontos antes mesmo de corrigir a pele, pois os pigmentos podem cair sobre as maçãs do rosto e bochechas e fazer a maior sujeira, obrigando você a refazer toda a maquiagem. Com a pele limpa, fica mais fácil. É só remover o excesso de sombras e pigmentos do rosto e preparar a pele depois.

Outro truque valioso é para quem gosta de usar sombra preta. Para garantir um esfumado bonito, você deve usar um tom de marrom opaco. Assim você faz o dégradé entre a sombra preta (que deve ser depositada com cuidado sobre a pálpebra) e a sua pele. Se você tentar esfumar a sombra preta o resultado será cinza.

Lábios poderosos 


Se você prefere dar destaque aos lábios, desenhando aquele bocão digno de Angelina Jolie e Kylie Jenner, a maquiagem certa para você é a que aposta no impacto de batons coloridos. Os tons mais claros e vibrantes são perfeitos para aumentar o volume dos lábios e deixar o visual bem marcante. Já os escuros são maravilhosos para as mulheres ousadas, que desejam o máximo de impacto no visual.

Uma opção interessante para a maquiagem de festa é harmonizar a cor do seu batom com a do vestido. Se a sua roupa possui um tom neutro, como preto, cinza, bege, marrom ou azul marinho, você pode abusar de batons coloridos de tons vibrantes, como o vermelho, laranja, rosa, roxo ou marsala.

Já quem gosta de vestidos coloridos pode usar o círculo cromático para escolher cores de batom que combinem com a produção. Você pode usar os tons análogos às cores dos vestidos, ou seja, de cores próximas, ou investir no máximo de contraste, criando um visual impactante.

Pele Iluminada 


Se você é adepta de produções básicas, sem muita cor, e mesmo assim quer turbinar o glamour na maquiagem para noite, pode investir em iluminadores potentes para deixar o look mais festivo.

O contorno e o iluminador são as ferramentas ideais para criar um look sofisticado e ao mesmo tempo discreto. O contorno deve ser um ou dois tons mais escuro do que a sua pele para garantir a sensação de profundidade. Ele deve ser aplicado nas áreas baixas do rosto, como abaixo do osso da bochecha, no contorno do maxilar, laterais do nariz e topo da testa. Sua principal função é diminuir visualmente as dimensões do rosto, assim você pode apostar no contorno para esconder os traços que você menos gosta e para deixar o visual mais enxuto.

Já o iluminador tem como função ressaltar tudo o que adora no seu rosto. Por isso você pode aplicá-lo nos pontos mais altos da face, como as maçãs do rosto, as têmporas, a ponte do nariz, o arco do cupido e a pontinha do queixo. Para a noite prefira os iluminadores com partículas fininhas de brilho, que deixam um brilho bastante sofisticado sobre a pele.

Para aplicá-los você pode usar as mãos, pincel chanfrado ou um pincel fan (aquele com formato de vassourinha). Este último, em versões maiores facilitam muito a aplicação do contorno e do iluminador, pois se encaixa perfeitamente nas áreas onde os produtos são aplicados.

Um truque para conseguir uma pele naturalmente radiante é passar um iluminador líquido antes da base, corrigir a pele e, depois reforçar o brilho com um iluminador em pó. Esta estratégia não só garante mais durabilidade na maquiagem, como também deixa o efeito iluminado mais natural, como se o viço surgisse do interior da pele.

Agora que você já sabe como preparar uma maquiagem para noite suuuuper elaborada, que tal descobrir como escolher o batom que mais combina com a sua personalidade? Baixe o nosso guia exclusivo e descubra quais são as principais tendências para os lábios.