3 Passos para fazer uma maquiagem simples em 10 minutos

aprenda a fazer uma maquiagem simples para o dia a dia

Fazer uma maquiagem simples para o dia a dia é uma tarefa que pode demandar muito tempo, principalmente quando ainda estamos aprendendo as primeiras técnicas de make e ainda somos iniciantes. Aprender a deixar este processo mais fácil e rápido é uma forma de otimizar o dia a dia e adotar de vez a maquiagem para todos os dias.

A escolha dos produtos é fundamental para atingir o objetivo de criar uma maquiagem simples e rápida para o dia a dia. Optar por produtos multifuncionais e com propriedades que permitam a eliminação de etapas é fundamental para o sucesso da sua maquiagem sem precisar perder muito tempo.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

5 minutos: preparar a pele

Para fazer uma maquiagem impecável, mesmo em pouco tempo, é preciso dedicar bastante esforço à preparação da pele, assim você ganha um bom acabamento e um bom aspecto geral em todo o rosto, mesmo que não haja tempo para criar coberturas complexas nos lábios ou nos olhos.

Hidratante, protetor solar e primer podem ser substituídos por um creme multifuncional, como um BB Cream com alto fator de proteção. Você pode apostar em produtos que ofereçam cobertura de leve à média, assim você pode construir a cobertura conforme a sua necessidade.

Como o BB cream tem uma textura líquida, o ideal é aplica-lo com uma esponja umedecida (se você sofre com rosáceas ou sensibilidade na pele pode usar água termal para aliar benefícios), com os dedos ou com um pincel dual fiber, que proporcionam o melhor acabamento.

Olheiras, manchas de espinhas e rosáceas podem ser disfarçados com um corretivo líquido com efeito iluminador. As versões em formato de canetinha são os mais práticos para o dia a dia, pois são mais fáceis de usar. O truque é aplicar sobre as áreas que precisam de correção e depois esfumar as bordas com os dedos, dando leves batidinhas nas bordas para fundir o produto com a pele.

Se você tem a pele oleosa, pode finalizar a preparação da pele com um pó matificante, que vai retirar o excesso de brilho e dar um aspecto aveludado à tez.

3 minutos: adicione cor à produção

Uma vez que a sua pele estiver pronta é hora de colorir o visual. Você pode começar pelo blush, aplicando a cor na parte mais alta das bochechas e esfumando para trás, em direção ás orelhas.

Para gastar menos de um minuto nos olhos a ideia é fazer algo simples. Sombras de tons neutros esfumadas compõem perfeitamente com maquiagens básicas, mas se você gosta de um efeito fashionista aposte em tons coloridos de acabamento fosco.

O batom é o grande protagonista de quem deseja criar uma maquiagem simples e com impacto. Usar batons vermelhos clássicos, como o Ruby Woo, da Mac, ou de tons impactantes, como o uva, o cinza e o laranja são formas práticas de criar um ponto de foco na maquiagem sem precisar gastar muito tempo.

Se você é mais discreta, batons de tons claros podem ajudar a criar um visual clean, perfeito para o trabalho ou para a faculdade. Aposte nos batons de textura matte para criar um visual mais durável.

2 minutos: acabamentos ideais para uma maquiagem simples

Não é porque a sua maquiagem é simples e rápida que ela não merece um bom acabamento. Iluminador, máscara para cílios e pó translúcido são os seus melhores amigos para dar um acabamento natural para a pele sem perder o toque de glamour da make.

Se você gosta de efeitos dramáticos pode apostar nas máscaras de cílios com efeito de volume e alongamento, já se a ideia é manter a discrição, aposte em máscaras que separam bem os cílios e ajuda a curvá-los, sem adicionar muito volume. É muito importante aplicar bastante produto na raiz dos cílios e ir puxando para as pontas. A melhor maneira de fazer isso é encaixar a escovinha na base dos cílios e mexê-la na horizontal, de um lado para outro, e só então subir com o pincel para a ponta dos cílios.

O iluminador pode ser escolhido de acordo com o seu tom de pele e o seu gosto por brilho. As versões mais discretas contêm poucas partículas de brilho e podem ser usadas no dia a dia sem problemas, normalmente os iluminadores de textura líquida se enquadram nesta categoria. Já quem gosta de um efeito glow na pele pode apostar nos produtos em pó ou stick que já possuem mais partículas de cintilância e garantem um efeito iluminado duradouro.

Para garantir o acabamento cintilante, você pode aplicar o iluminador nos pontos mais altos do rosto, onde a luz bate primeiro, que são: o centro da testa, a ponte do nariz, o arco do cupido e o alto do osso das bochechas. Use um pincel fofinho para espalhar o produto, assim você consegue um efeito difuso que deixa o iluminado muito natural.

O pó finalizador mais adequado para dar acabamento à maquiagem é o translúcido, em versão solta. Por não ter cor, eles podem ser aplicados sobre toda a maquiagem, deixando ela mais duradoura e criando um efeito de pele aveludada. Para aplicá-lo use um pincel bem gordinho e com muitas cerdas, de preferências as mais fininhas e naturais. Pegue uma quantidade mínima de pó e bata bem o pincel para retirar o excesso de produto das cerdas.

Agora que você já sabe como fazer uma maquiagem simples de forma rápida e prática, que tal descobrir como fazer o contorno do rosto? Você também pode checar quais são os truques de maquiagem favoritos dos nossos experts.