5 Batons clássicos que você precisa ter!

batons clássicos

Algumas cores de batom são usadas tão amplamente que ganham o status de verdadeiros clássicos da beleza. Nós selecionamos as cinco cores mais versáteis que você pode usar em qualquer ocasião e nunca saem de moda. Confira nossa seleção de batons clássicos.

Batom vermelho

Um clássico absoluto, o batom vermelho é usado há, literalmente, alguns milênios. O primeiro registro histórico do uso desta cor nos lábios vem do antigo Egito! A faraó Nefertiti foi a primeira mulher representada artisticamente usando batom vermelho.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Contudo, o batom vermelho só caiu nas graças da população e se tornou um item democrático de beleza há pouco menos de um século. Nos anos 1930 a cor foi popularizada pelas atrizes do cinema e do teatro e conquistou o status de queridinho da beauté.

Batom nude

A cor idêntica da sua pele é um verdadeiro curinga para os seus lábios. Você pode usar o batom nude no dia a dia, em looks discretos, ou como complemento para aquela maquiagem ba-pho nos olhos.

Como este tom é muito discreto, funciona tanto para as maquiagens naturais e fresh quanto para looks sofisticados de festa. Os nudes de textura cremosa ou até mesmo glossy são perfeitos para o trabalho ou para produções suaves. Já aqueles com acabamento matte duram mais e oferecem uma cobertura maior, sendo ideais para festas e momentos nos quais você você precisa de maior durabilidade.

Batom rosado

Outro clássico, o batom rosa é feminino, alegre e discreto. Ele pode ser usado em suas diversas tonalidades, dos mais claros aos mais vibrantes, e mesmo assim deixar o seu visual sofisticado, o segredo é escolher a tonalidade certa para a sua pele.

Escolher o batom rosa certo é como escolher um bom blush: é preciso analisar o tom de fundo da sua pele e optar por uma cor que harmonize com ela. De modo geral, quem tem a pele mais rosada pode escolher batons com nuances frias, já quem tem a pele de fundo dourado ou amarelo fica mais bonita com tons de rosa queimado e magenta, mais quentes.

As mulheres negras também ficam lindas com batom rosa. O segredo para uma produção de sucesso é escolher tons que não empalideçam, que são aqueles com fundo acinzentado. Prefira batons em tons de rosa mais vibrantes, como a fúcsia e o magenta, ou nudes rosados com pigmentação quente.

Batom Vinho

Mais fechado do que o vermelho, o batom vinho é perfeito para o inverno. Ele protagoniza maquiagens sofisticadas e pode ser usado tanto com olhos mais discretos quanto com  looks dramáticos, onde há destaque tanto para os olhos quanto para os lábios.

Os tons de vinho podem ser puxados tanto para o marrom, como as cores marsala, para o vermelho, como os tons de ameixa, ou para o roxo, como é o caso dos batons tom de amora. Todos são lindos, mas como são mais escuros, podem manchar. Evitar esse problema é fácil, basta preparar os lábios com lápis.

Batom marrom

Este queridinho dos anos 1990 voltou a reinar na moda e se consolida como um item tem-que-ter do nécessaire. Elegante, esta cor de batom é apropriada tanto para o dia a dia quanto para eventos noturnos e festas.

Os tons de marrom mais claros e abertos são ótimos para deixar o look do dia a dia mais sofisticado, são uma ótima pedida para o trabalho. Já os tons escuros e de fundo vinho ou uva são perfeitos para as maquiagens de festa e podem combinar tanto com um olho discreto quanto com esfumados poderosos.

Quer saber muito mais sobre batons? Baixe o nosso guia de batons e veja muito mais dicas para aproveitar todos os seus produtos!