5 truques mágicos para ter um cabelo de arrasar

cabelo de arrasar

Cabelos compridos, com volume na medida, brilhantes e saudáveis são desejo de 10 entre 10 brasileiras. Mas para conquistar madeixas dignas das musas do cinema é preciso lançar mão de alguns truques. Hoje revelamos para você 5 medidas infalíveis e essenciais para ter cabelos de arrasar em absolutamente qualquer ocasião.

Cuidados ao lavar os cabelos

Muitos dermatologistas recomendam pelo menos um dia de descanso na hora de lavar os cabelos. A água faz com que a fibra capilar enfraqueça e os adstringentes das fórmulas dos xampus abrem as cutículas do fio, deixando-o mais propenso a quebra e queda.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

A alternativa é apostar nos shampoos secos, que retiram a oleosidade do couro cabeludo sem agredir os fios. Use para revitalizar a raiz sempre que sentir a oleosidade aparente ou quando precisar texturizar os fios.

Quando for lavar os cabelos, dê preferência a shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo e use água morna ou fria para enxaguar. Isso vai deixar as suas madeixas mais brilhantes.

Use condicionador com PH ácido

Via de regra, produtos alcalinos abrem as cutículas dos fios e os ácidos fecham. Como os shampoos precisam acessar a fibra capilar para limpá-la, costumam ter PH mais alto, superior a 7. Já os condicionadores têm como função tratar os fios e alinhar a fibra capilar, por isso o ideal é que você use produtos com PH ácido, em torno de 3,5 a 5. Assim o condicionador irá tratar a fibra e fechar a cutícula, garantindo maior sedosidade e brilho aos fios.

Hidrate os fios com regularidade

Cabelos de arrasar podem ser lisos, cacheados, crespos, ondulados… A característica que os une é a aparência saudável, da raiz às pontas. Para conquistar esse resultado é importante manter a sua rotina de hidratação sempre em dia. A frequência e a máscara utilizada para hidratar os fios varia de acordo com o seu tipo de cabelo e das suas necessidades imediatas.

O ideal é fazer a hidratação quinzenal ou semanalmente, sempre após lavar os fios com shampoo antirresíduos ou de limpeza profunda. Deste modo os seus cabelos ficam mais saudáveis e bonitos.

Abuse dos finalizadores

Óleos, Leave-in, creme de pentear… todos os finalizadores que possuem propriedades de tratamento dos fios, controle de pontas duplas e hidratação extra são perfeitos para o dia a dia. Eles podem ser usados para ajeitar o penteado, logo após o banho, ou ao longo do dia, para dar aquela disciplinada necessária nos fios.

Proteja os fios

Tanto os raios UV quanto as altas temperaturas do secador e da prancha causam danos acumulativos nos fios. Isso não significa que você precisa evitá-los a todo custo. Basta proteger os cabelos.

Fluidos e finalizadores com proteção solar e térmica são ótimas opções para quem não abre mão da escova e dos passeios ao ar-livre. Eles formam uma película protetora em volta dos fios e protege da ação direta da temperatura do secador e dos modeladores, além de reduzir a ação dos raios UV por mais tempo.

Gostou dessas dicas? Que tal compartilhar com os seus amigos nas redes sociais?