Adeus, olheiras! Descubra como se livrar do problema em 3 lições

descubra como tratar as olheiras

Áreas escuras ao redor dos olhos são a causa de muito incômodo entre mulheres e homens. Se esse é o seu caso, fique atento, pois é possível minimizar as olheiras com cosméticos específicos, tratamentos e até mesmo com algumas dicas caseiras.

Existem diversos tipos de olheiras. Elas são causadas por fatores distintos e possuem tratamentos específicos. Descobrir qual é a sua é o primeiro passo para combatê-la. O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar qual é a real causa da sua olheira e o modo mais adequado de tratá-la.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

De modo geral, as olheiras arroxeadas são causadas pela má circulação do sangue nos vasinhos próximos ao globo ocular. Já as que apresentam uma coloração voltada para o marrom surgem em função da hiperprodução de melanina na região dos olhos, que dá um aspecto mais escuro para a região.

Como tratar as olheiras arroxeadas

Olheiras de pigmentação vermelha ou roxa são causadas pela má circulação sanguínea nos vasos da região ocular. Isso pode acontecer tanto por causa da constrição dos vasos, quanto pela fragilidade dos tecidos da pele, que deixam a luz passar e iluminar os vasinhos que estão abaixo da camada superficial da derme.

Para minimizar esse tipo de olheira você pode recorrer a dois tipos de tratamento: um que ajude a dilatar os vasinhos e estimule a circulação do sangue, fazendo com que a região fique mais oxigenada e, consequentemente, mais clara. Outra, que aumente a espessura da pele e a afaste um pouco dos vasinhos, diminuindo a passagem de luz, que deixa a região com um aspecto mais natural.

Os princípios ativos que garantem esses resultados são, respectivamente a cafeína e o ácido hialurônico.  A cafeína é responsável pelo estímulo à circulação e o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza da derme, e reduz a transparência da pele, suavizando significativamente a aparência as olheiras.

Como tratar olheiras marrons

As olheiras que apresentam um tom castanho são causadas pelo excesso de produção de melanina na região dos olhos, causada pela exposição solar sem proteção. Para tratá-las, você pode usar complexos clareadores, que ajudam a tirar o aspecto escuro causado pela pigmentação. O uso de protetor solar na área dos olhos é fundamental para prevenir a volta deste problema.

O que fazer em casos de olheiras que aparecem ocasionalmente

Muitas pessoas não têm a tendência genética de apresentar olheiras com facilidade, de modo que elas só aparecem realmente em momentos de cansaço. Estes casos são mais fáceis de tratar, já que são temporários. Géis e loções antifadiga ajudam a suavizar as olheiras ocasionais e renovar o aspecto do rosto.  Eles podem vir em formato roll-on ou em creme e garantem alívio imediato na sensação de cansaço. Aparelhos de massagem ultrassônica também ajudam a evitar os sinais de fadiga e do envelhecimento, trazendo mais firmeza e luminosidade para a sua pele.

Gostou dessas dicas? Confira a nossa seleção especial de produtos anti-olheiras das melhores marcas do mercado. Eles foram desenvolvidos especialmente para combater este problema de forma eficaz.