Água Termal: como usar? Confira 6 dicas imperdíveis!

aprenda as melhores dicas para usar água termal

Se antigamente a água termal era usada somente com fins medicinais, hoje são muitas as suas maneiras de trazer benefícios para a pele. E quem melhor do que nós, viciadas em beleza, para contar tudo sobre essa nova aliada na sua rotina? Existem inúmeras formas de aprender como usar água termal e deixar a sua pele muito mais saudável

A água termal pode ser usada com diversas finalidades: desde hidratar a pele do rosto em dias quentes e acalmar irritações e alergias, até melhorar a fixação da maquiagem. Ela proporciona uma sensação refrescante (ainda mais se você a guardar na geladeira! É sucesso!) e cria uma película protetora sobre a pele, evitando a desidratação e a  sensação de repuxamento da pele.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

O que é água termal e para que serve?

A água termal é diferente das águas comuns pois vem de fontes profundas, nascendo normalmente em fontes termais naturais, principalmente as francesas, e possuem uma concentração maior de sais minerais e pH mais alcalino do que neutro.

Estas águas se formam em fontes subterrâneas e chegam até a superfície em temperaturas elevadas, muitas vezes superiores à temperatura do corpo humano, por isso muitas culturas, entre eles os gregos e romanos, adquiriram o hábito de banhar-se nessas fontes. Foi a partir deste hábito que se descobriram as propriedades de terapêuticas da água termal.

Dependendo da concentração de minerais, pH e temperatura natural, a água termal pode ter diversas propriedades. As que são usadas em produtos cosméticos normalmente contém oligoelementos que ajudam no alívio das irritações da pele, proporcionam hidratação, fecham os poros e proporcionam diversos benefícios no tratamento da pele.

Quais são os benefícios da água termal?

Usar a água termal diariamente traz uma série de benefícios para a sua pele. Além de potencializar a hidratação da derme, a água termal ajuda a acalmar rosáceas, queimaduras, urticárias e diversas irritações que podem incomodar ao longo do dia.

Ela também é uma aliada e tanto de pessoas que passam muitas horas do dia em ambientes com ar-condicionado forte, no trânsito ou sob o sol. Isso porque ao borrifá-la você cria uma barreira protetora que impede a penetração de agentes agressivos à pele e ainda potencializa a hidratação.

A água termal é especialmente indicada para quem está se recuperando de tratamentos com ácidos, peelings e lasers que proporcionam a renovação das camadas externas da pele, pois ajuda a acalmar a sensibilidade causada por esses tratamentos.

Posso usar água termal no rosto, corpo e cabelos?

A água termal pode ser aplicada em todas as áreas do corpo, rosto e cabelos. Ela não tem contraindicações para uso tópico e pode levar benefícios para todas estas áreas. Ela funciona como um bom hidratante corporal e pode ser usada em dias de calor ou após os exercícios físicos, já que ela repõe os sais minerais perdidos com o suor.

Nos cabelos, a água termal pode agir como um potente hidratante e finalizador, garantindo mais brilho e maciez aos fios. Nenhuma opção vai deixar o seu cabelo mais oleoso ou enfraquecê-lo, mas é interessante observar as substâncias que predominam em sua composição para aproveitar melhor os seus benefícios. As águas ricas em enxofre combatem a oleosidade, já as que contém mais selênio ajudam a cicatrizar feridas no couro cabeludo e combatem a descamação e a caspa.

 6 dicas de como usar água termal

Existem algumas formas de deixar o uso da sua água termal ainda mais poderoso. Guardá-la na geladeira, por exemplo, potencializa a sensação refrescante e torna o alívio das queimaduras de sol ainda mais eficaz.

  1. Hidratação é um dos pontos fortes da água termal, por isso depois do banho abuse de belas borrifadas pelo corpo. O resultado é uma pele saudável, nutrida, suave e sequinha!
  2. Caprichou na esfoliação? Muito bem, uma pele limpinha e sem resíduos é sempre bem-vinda, mas como resolver aquela irritaçãozinha após o tratamento? Fácil! Água termal em mãos para acalmar, hidratar e prolongar os benefícios dessa rotina de beleza!
  3. Vai se maquiar ou passar um creme de tratamento? Borrife água termal depois de limpar a pele. Ela funciona como um tônico facial e permite que a pele absorva as propriedades do tratamento com mais facilidade.
  4. Dá até para usar água termal depois de terminar a maquiagem para fixar e dar um ar mais natural. É só dar uma borrifada sobre a pele e retirar o excesso molhado com um lenço bem sequinho e em movimentos de leves batidinhas!
  5. Exagerou no sol desse verão delicioso? Aquela dica da geladeira vai funcionar muito bem por aqui. Diminua os intervalos de uso da sua água termal e abuse das borrifadas sobre a pele!
  6. O ar condicionado pode ser um vilão para a hidratação da sua pele, pois deixa o ambiente mais seco. Tenha sempre uma garrafa com você no trabalho, no trânsito e no avião para se proteger do ressecamento.

Quer aprender mais sobre as melhores formas de cuidar da pele? Então confira quais são os principais cuidados diários de acordo com a sua idade e fique cada dia mais bonita!