Alimentação saudável: O que comer no pré e pós treino da Beauty Run

o que comer no pre e pos treino da beauty runJá estamos em contagem regressiva para a corrida mais charmosa do Brasil e, se você quer aumentar o rendimento do seu treino para a Beauty Run é necessário começar a prestar atenção na sua alimentação.

O que você come antes e depois do treino influencia, e muito, na sua performance ao longo da corrida. Os alimentos podem te dar mais energia para correr ou atrapalhar o seu rendimento, causando desconforto durante o treino. Tudo depende do que você consome ao longo do dia.

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Como manter a alimentação saudável

Ao correr ou realizar qualquer atividade física, o seu corpo consome a energia vinda dos alimentos que você acabou de consumir. Se você optar por se exercitar em jejum ou consumir alimentos de difícil digestão, o seu corpo irá consumir energia dos músculos, o que leva a perda de massa magra e prejudicando a sua performance. Por isso é importante criar uma rotina alimentar saudável e apropriada para as suas atividades.

Consultar uma nutricionista é fundamental para criar um cardápio personalizado e de acordo com as suas necessidades corporais, mas de modo geral, uma alimentação saudável é composta por três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches em intervalos de até 3 horas após cada refeição principal.

As refeições principais precisam conter todos os grupos de nutrientes necessários para o funcionamento do corpo: carboidrato, proteína, gorduras boas, leguminosa e vitaminas. Já os lanches podem ser adaptados conforme as suas necessidades do momento.

Como devem ser os lanches pré e pós-treino

Quem pratica a corrida como atividade física diária precisa criar uma rotina alimentar pensada para os momentos de treino. É muito importante que os seus treinos sejam realizados em horários diferentes das suas refeições principais, evitando o risco de indigestão e desconforto durante a atividade física.

O ideal é realizar um lanche leve por volta de 40 minutos antes do seu treino e outro em até 30 minutos depois da atividade. Os alimentos consumidos em cada um devem ser diferentes: enquanto a alimentação pré-treino deve fornecer a energia necessária para a realização da atividade física, já o lanche pós-treino é necessário para fornecer ao corpo os elementos necessários para se recuperar do exercício.

Dicas de lanches pré-treino

Os lanches que acontecem antes dos treinos devem ser leves e de fácil digestão para não causar desconforto durante o exercício, mas ao mesmo tempo fornecer a energia necessária para evitar o catabolismo dos músculos.

Os melhores lanches para o pré-treino são os carboidratos de baixo índice glicêmico e fácil digestão, como a batata doce, as frutas, a tapioca e a mandioca. É interessante combinar esses alimentos com uma fonte de gordura boa, como o azeite de oliva ou óleo de coco para melhorar a absorção das vitaminas. Consumir bastante água também é essencial para melhorar o rendimento durante o treino.

Dicas de lanches pós-treino

A alimentação após o treino deve focar na recuperação dos tecidos e da energia utilizada pelo corpo durante o esforço físico. É extremamente importante que essa refeição seja feita até 30 min depois da conclusão do treino e tenha proteínas e carboidratos na sua composição.

As proteínas de rápida absorção são melhor aproveitadas pelo corpo neste momento, por isso é importante escolher alimentos de digestão mais rápida, como iogurtes, leite ou até mesmo suplementos como o whey.

Os carboidratos têm como papel neste momento de fornecer novamente a energia gasta durante a corrida, evitando que o corpo comece a consumir energia dos músculos, por isso devem ser de absorção mais rápida, como as frutas e os cereais refinados, dependendo do seu gasto energético.

Gostou dessas dicas? Então conte para nós: quais são os seus alimentos favoritos para consumir no pré e pós treino de corrida?