Aprenda como escolher o perfume ideal com as dicas infalíveis de Renata Ashcar

Aprenda quais sãos as melhores dicas para entender como escolher o perfume perfeito para qualquer ocasiãoComprar um perfume, seja para você mesma ou para presentear, é um verdadeiro desafio: são tantas as opções que é normal ficarmos confusas diante de uma prateleira lotada de fragrâncias em uma loja. Para solucionar todas as dúvidas sobre como escolher o perfume perfeito, convidamos a especialista Renata Ashcar, que trouxe dicas infalíveis para quem está em busca da fragrância ideal.

Renata está no mercado da perfumaria há mais de 30 anos e é a profissional brasileira mais renomada neste campo. Ela já atuou como designer de fragrâncias e ajudou a desenvolver alguns dos perfumes mais famosos do Brasil. Também publicou diversos livros sobre a arte da perfumaria e ministra cursos e palestras pelo país. Conversamos com Renata em uma tarde ensolarada em São Paulo e ela trouxe inúmeras dicas para te ajudar a escolher a fragrância ideal.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como escolher o perfume perfeito

[Equipe Sephora]: O que é preciso levar em consideração na hora de escolher um perfume.

[Renata Ashcar]: Costumo dizer que o perfume tem muito a ver com a personalidade da pessoa e também com as suas intenções. Digo isso porque, muitas vezes, alguém com uma personalidade clássica pode querer estar mais sedutora para uma ocasião especial, por exemplo, e pode usar uma fragrância  específica para seduzir. Então acredito que além de pensar na personalidade de quem vai usar o perfume é importante também entender quais são as intenções dela ao usar a fragrância.

[ES]: Você acredita que é possível escolher um perfume só para a vida toda ou é melhor ter um para cada ocasião?

[Renata Ashcar] São tantas as opções hoje que eu acredito que o melhor é ter um perfume para cada ocasião. E à medida que a pessoa vai conhecendo mais sobre o universo das fragrâncias e entendendo melhor essa arte que é escolher um perfume, dificilmente ela vai se contentar com um só. Um momento descontraído, por exemplo, vai pedir um perfume mais leve, sendo que à noite ou em um encontro, a pessoa pode optar por uma fragrância mais envolvente. O que eu recomendo é realmente uma coleção de perfumes.

[ES] Como você acha que deve ser um kit básico de perfumes para qualquer mulher?

[Renata Ashcar]  É fundamental ter um perfume para o trabalho, que não seja muito forte, mas que represente o seu estilo, um perfume para usar à noite em uma balada, num encontro ou uma ocasião especial, esse pode ser mais intenso e com maior fixação, um leve para ir ao parque ou à academia para praticar esportes e uma fragrância mais sensual para namorar.

[ES] E quais poderiam ser essas fragrâncias?

[Renata Ashcar]. De modo geral, as mulheres tendem a gostar muito das fragrâncias da família floral. Uma das favoritas das brasileiras, e que eu recomendo muito para o trabalho é a família de fragrâncias Floral Frutal, que tem toda a feminilidade das flores, mas também possui um lado vibrante vindo das frutas. Para a academia, as fragrâncias cítricas são as mais indicadas, pois trazem uma sensação de frescor interessante para este momento. Já para a noite e, principalmente para seduzir, tínhamos os perfumes como o musk e o âmbar que eram sinônimo da sensualidade feminina, mas na década de 1990 este conceito mudou com o lançamento do Angel, de Thierry Mugler, e os perfumes gourmand passaram a ocupar este lugar.

[ES] Você acha interessante ter perfumes diferentes para verão e inverno?

[Renata Ashcar]. Os perfumes mais adocicados e intensos são mais apropriados para o clima de inverno, mas como o frio é cada vez mais raro no Brasil e as temperaturas são tão amenas nesta estação, acredito que não faz sentido separar os perfumes conforme o clima. Acredito mais na escolha de acordo com as ocasiões e personalidade.

[ES]. Por onde começar na hora de escolher uma fragrância?

[Renata Ashcar] Uma boa forma de começar a escolher um novo perfume é listar e pesquisar sobre as fragrâncias que já fazem parte da sua vida e das quais você já gosta. Eu recomendo que a pessoa faça uma pesquisa dos ingredientes do perfume que ela já usou. A partir daí você já vai saber quais são os tipos de ingredientes predominantes em cada fragrância e entender quais são os grupos olfativos dos quais você mais gosta. Com esta informação na mão, eu sugiro que a pessoa vá até uma loja Sephora e experimente os perfumes que contenham esses ingredientes. E como o perfume tem muito a ver com conceito e personalidade também acho interessante prestar atenção na comunicação das grandes marcas para encontrar uma fragrância do estilo que você quer.

[ES] E quais são as suas dicas para quem vai até uma loja experimentar novas fragrâncias?

Eu sempre recomendo que a pessoa experimente a fragrância na própria pele, nunca compre baseado no cheiro que sentiu na fita olfativa ou em outra pessoa, porque a alimentação, a atividade metabólica e os hábitos de cada um influenciam no resultado final do perfume.

E é preciso perceber também a evolução de cada fragrância na pele, pois todo perfume tem três etapas de evolução: que são as notas de saída, corpo e fundo.

As notas de saída são aquelas que você sente logo quando aplica o perfume, normalmente são notas mais cítricas e que duram pouco sobre a pele, pois evaporam mais rápido. Depois que o perfume seca na pele, as notas predominantes são as de corpo, que traduzem a personalidade da fragrância. É isso que você deve procurar num perfume, e depois de mais ou menos meia hora é que surgem as notas de fundo, que são as notas responsáveis pela fixação e durabilidade do perfume.

Gostou dessas dicas? A Sephora conta com a melhor seleção de fragrâncias femininas, masculinas e unissex para você. Vá até uma de nossas lojas ou consulte o nosso site para encontrar o perfume ideal!