Aprenda como turbinar a limpeza da pele e melhorar a sua rotina de skincare

Dicas de limpeza facial

Manter uma rotina de cuidados regulares é fundamental para manter a saúde e a boa aparência da pele. Existem inúmeros tratamentos que ajudam a manter a firmeza e a elasticidade da pele, além de combater rugas e demais sinais do envelhecimento, contudo sem uma boa rotina de limpeza facial, é muito difícil conseguir os efeitos esperados.

Limpar o rosto de forma eficaz é muito importante para desintoxicar as células, combater a oleosidade e preparar a pele para receber os ativos dos produtos de tratamento. Estabelecer uma rotina é a melhor forma de deixar a sua pele saudável e livre de impurezas.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como criar uma boa rotina de limpeza facial

A limpeza da pele deve ser feita duas vezes por dia, uma pela manhã para retirar os resquícios dos produtos de tratamento (principalmente os que deixam a pele sensível ao sol) e a oleosidade; e outra à noite, para retirar as impurezas que se fixam na pele ao longo do dia.

Embora essas duas rotinas sejam obrigatórias, cada uma tem etapas diferentes e cumprem funções distintas. Durante o dia é o momento de preparar a pele para os agentes externos que podem afetá-la. Já à noite é preciso retirar toda a maquiagem e impurezas que se fixaram na derme ao longo do dia, por isso deve ser uma limpeza mais profunda.

Rotina de limpeza facial diurna

A limpeza pela manhã é importante para retirar qualquer resquício de produtos usados nos tratamentos noturnos e preparar a pele para o dia.

Comece lavando o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Se você puder, use uma escova ultrassônica para potencializar a ação do sabonete, retirando as impurezas mais profundas da pele.

Depois, com o rosto ainda úmido, é importante aplicar um tônico facial, indicado para as necessidades da sua pele, para desintoxicar os poros e equilibrar o Ph da pele. Aplique com um algodão em todo o rosto e também no pescoço e deixe secar naturalmente.

Finalize a rotina de cuidados passando um bom hidratante facial e um protetor solar em todo o rosto e faça a sua maquiagem, se assim desejar.

Rotina de limpeza facial noturna

No fim do dia a sua principal preocupação deve ser a de livrar a pele dos resquícios de maquiagem e da poluição que penetram nos poros, causando o surgimento de cravos, espinhas e irritação na pele. Além de prepara-la para receber o tratamento da pele.

A limpeza noturna é importante pois é durante o sono que as células da pele se regeneram e absorvem os nutrientes disponíveis mais intensamente. As partículas de sujeira atrapalham este processo e colaboram para o envelhecimento precoce.

O processo de limpeza da pele durante a noite é mais intenso e profundo do que a limpeza da manhã. Este ritual tem mais etapas e garante um resultado incrível, deixando a derme livre de impurezas. As etapas são as seguintes:

Demaquilante

Retirar toda a maquiagem antes de dormir é fundamental para a saúde da sua pele. A presença de resíduos durante a noite afeta a capacidade de regeneração das células e pode até favorecer o surgimento de cravos e espinhas.

Você pode usar um demaquilante bifásico para retirar a maquiagem à prova d’água, ou uma loção não-oleosa para retirar os produtos mais leves sem obstruir os poros. Lenços demaquilantes também são ótimas opções para quem tem pressa e quer deixar a rotina mais dinâmica.

Sabonete

Depois de tirar toda a maquiagem é importante lavar o rosto com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Você pode aplicá-lo com as mãos, uma esponja ou até mesmo com uma escova sônica, que ajuda a retirar as impurezas mais profundas do rosto. O pulo do gato é umedecer o rosto com água morna para abrir os poros e aplicar o sabonete massageando a pele com movimentos uniformes. O enxágue pode ser feito com água fria para fechar os poros.

Esfoliação

Pelo menos uma vez por semana é importante incluir esse passo no seu ritual de limpeza noturno. A esfoliação ajuda a remover as células mortas e os cravos, proporcionando uma desintoxicação mais profunda. Você pode optar tanto por esfoliantes físicos, com partículas abrasivas, ou químicos, que realizam um micro-peeling na superfície da derme.

Tônico

O tônico serve para reequilibrar o PH da pele e retirar os últimos resquícios de sujeira e oleosidade dos poros. É importante escolher um tônico específico para o seu tipo de pele e aplicar em todo o rosto e pescoço.

Dicas para turbinar a limpeza do rosto

Algumas medidas podem deixar a limpeza que você faz na pele muito mais potente! Reunimos dicas poderosas para deixar a sua limpeza facial poderosa, dá uma olhada:

  • Use máscaras de limpeza profunda toda semana para descongestionar os poros, sobretudo se a sua pele é mais oleosa;
  • Aposte em produtos com argila para obter um efeito mate após a limpeza da pele;
  • Massageie o rosto sempre em movimentos circulares, para retirar toda a sujeira da pele;
  • Evite esfregar o rosto com a toalha na hora de secar a pele, pois isso estimula a oleosidade. Pressione o tecido gentilmente.

Gostou dessas dicas? Tem mais alguma recomendação ou truque para compartilhar? Conte para nós na área de comentários. E aproveite para conhecer todos os produtos para limpeza da pele na nossa categoria de skincare!