Cuidados essenciais que você deve ter com a barba

É inquestionável que os homens estão cada vez mais preocupados com sua aparência e gastando mais em produtos de beleza e higiene pessoal. Cuidados com a barba, por exemplo, além de demandarem um certo investimento com produtos, exigem tempo, paciência e atenção. Eles devem ser diários, mas, se levados em conta e seguidos corretamente, concedem um visual de respeito e um estilo único!

Para te ajudar a manter uma barba de respeito, aqui vão algumas dicas que separamos para você:

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Fator genético

Um dos fatores que mais influenciam a aparência da barba é o genético. Não adianta comprar mil produtos e seguir os devidos cuidados todos os dias, se os pelos não crescem de maneira uniforme. É importante buscar um dermatologista para encontrar um tratamento que corrija eventuais falhas na sua barba. Caso você não tenha preocupações com esse detalhe, pode partir para nossa próxima dica!

Escolha o desenho certo da sua barba

Se preocupar com o desenho e o formato também é essencial se você quer realçar os traços do seu rosto usando técnicas de visagismo .  Simplesmente deixá-la crescer de forma descontrolada até chegar do tamanho desejado é a pior maneira de começar a moldar seu formato! Raspe os limites de modo que a barba molde seu rosto e não se esqueça de penteá-la para baixo.

Recomendamos que, no começo, você vá a um barbeiro pelo menos duas ou três vezes para definir o desenho da até que ele esteja do jeito ideal!

Invista em produtos específicos para seu tipo de barba

São necessárias atenções e métodos específicos para cada tipo de tratamento para a barba. Os cuidados servem tanto para a estética, quanto para a saúde dela!

Oleosidade e lavagem

Lavar e usar os produtos certos é fundamental. Um óleo para barba de qualidade, por exemplo, vai hidratá-la, “domesticá-la”, evitar o aparecimento da caspa, conter a oleosidade e condicionar os fios para que continuem crescendo fortes.

Um dos óleos queridinhos do público é o Collezione Barbiere Shaving Oil, da Acqua di Parma. Ele tem textura rica, clara e leve, e cria uma camada protetora sobre a pele para um barbear delicado e criativo. Além disso, respeita o equilíbrio natural da pele e é ideal para pele seca, graças às suas propriedades nutritivas.

É importante também lavar o rosto com shampoo para barba durante o dia e noite. Mas nada muito complexo: basta enxaguar a fim de eliminar as impurezas acumuladas durante o dia, hidratando e prevenindo que os fios fiquem cheios de frizz ou bagunçados. Sabonetes naturais são os melhores para essa finalidade e evitam o ressecamento da pele. Por isso, dê preferência a eles!

Após a lavagem, é essencial secar o rosto correta e completamente, por isso, use toalhas bem limpas e seque bem a sua barba!

Uso de loções pós-barba

Loções pós-barba podem ser uma ótima opção para que os pelos fiquem controlados no desenho que você escolheu, já que o shampoo, muitas vezes, não é suficiente para discipliná-los.

Algumas das loções são as queridinhas aqui na Sephora:

Loção pós-barba recharge, da Dr. Jones- O Recharge After-Shave é um gel pós-barba prático e multifuncional. Ele hidrata, acalma, reequilibra e energiza a pele após o barbear. Não se esqueça: aplique sobre a pele limpa e seca do rosto e pescoço sem enxaguar!

Loção pós-barba energizante, da Clarins Men – After Shave Energizer é uma loção que proporciona frescor e alívio intenso revigorando, energizando e purificando a pele. Aplique no rosto com suaves tapinhas na pele e insista nas regiões sensibilizadas pelo barbear!

O Dior Homme Balm Pós-Barba tem os mesmos altos padrões que ele estabelece para o perfume e compões um trio para a linha de banho. Dior Homme Pós Barba, Desodorante e Gel de Banho são a nova prorrogação de uma identidade olfativa da flor de íris.

Sauvage Loção Pós-Barba traz uma textura não-oleosa, que penetra rapidamente e acalma a pele após o barbear. Além disso, é sutilmente perfumado com notas de Sauvage Eau de Toilette, em um frasco de vidro com um sistema de bombeamento.

Evite coçar

Conforme a barba vai crescendo, é normal que ela comece a coçar. Resista a essa tentação! Isso pode ocasionar em pelos encravados, que, futuramente atrapalharão o crescimento dos fios. Recomendamos que use os produtos pré e pós barba para te proporcionar uma sensação de conforto por um período mais longo, evitando essa sensação desagradável.

Corre pro site da Sephora e vai conferir os diversos produtos que a Sephora tem para cuidados com a barba!