Cílios postiços sem mistério

Ter cílios longos e volumosos é um dos maiores desejos de beleza para milhares de mulheres. Mas nem sempre a sorte de ter as pestanas perfeitas bate à nossa porta, não é mesmo? Neste caso, os cílios postiços podem ser grandes aliados: seja para abrir e valorizar o olhar, seja para criar produções artísticas e com mais impacto, sempre podemos contar com este acessório m-a-r-a para completar a nossa make e valorizar ainda mais a nossa beleza!

A variedade de tipos, efeitos, volumes e formas de colocar os cílios postiços costuma causar muitas dúvidas, deixando a gente até com medo de experimentar os cílios no dia a dia e de aplicá-los sozinhas. Por isso listamos tudo o que você precisa saber sobre este acessório indispensável da maquiagem para criar coragem e criar looks mais completos e cheios de glamour.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

 Tipos de cílios postiços 

Existem diversos modelos de cílios postiços disponíveis no mercado, cada um com um objetivo e função diferente. Os cílios podem vir inteiros, em tiras ou em tufos. Os cílios inteiros normalmente são usados por quem deseja criar mais impacto no seu visual, já os modelos em tiras ou tufos viram os eleitos das pessoas que querem ter mais controle sobre o efeito ou busca um look natural.

Os cílios inteiros podem ter comprimentos e volumes que imitam o natural ou então, exibir padrões artísticos, com cores, texturas e comprimentos diferentes, além de usar cristais, penas e outros recursos que destacam ainda mais o olhar e são perfeitos para o carnaval.

Já os cílios em tiras e tufos são projetados para quem deseja um efeito natural, pois podem ser aplicados de forma pontual, somente onde o olhar precisa de mais destaque. Os cílios em tiras podem ser cortados no comprimento que você achar necessário e possuem aplicação semelhante aos cílios inteiros, sendo uma boa opção para quem quer deseja usar o acessório diariamente e precisa de uma rotina de maquiagem mais prática para o dia a dia.

Acabamentos, materiais, etc. 

Os cílios postiços podem ter diversos tipos de acabamento, materiais e formas de usar. Aqueles que proporcionam o resultado mais natural normalmente possuem a base de fio de nylon transparente e podem ser aplicados sobre a pele dispensando o uso do delineador. Os mais baratinhos têm a base de plástico preto, que precisa ser disfarçada com a maquiagem.

A maior parte dos cílios postiços é confeccionada com fibras artificiais de nylon. A qualidade e a espessura das fibras e dos materiais usados para a confecção dos cílios afetam diretamente o acabamento da maquiagem e a durabilidade do produto, por isso é importante apostar nos produtos oferecidos por marcas conhecidas e de qualidade.

Para fixar os cílios postiços aos fios naturais, você precisará de uma cola específica para a aplicação. Existem duas categorias básicas: as transparentes, que ficam invisíveis após a secagem, e as pretas, que deixam o resíduo e camuflam a base dos cílios quando aplicados sobre o delineador da mesma cor ou em maquiagens onde predominem tons escuros, como o clássico olho esfumado preto.

Como aplicar os cílios postiços

De longe, a dúvida mais comum sobre cílios postiços é a forma de aplicá-los. Colocar os cílios postiços realmente não é uma tarefa fácil, é preciso ter paciência, prática e produtos de qualidade para ter sucesso nesta missão. Mas existem alguns truques que facilitam a aplicação dos cílios. Fique atenta ao passo a passo!

  1. Aplique a máscara de cílios nos fios naturais antes de colocar os fios postiços
  2. Verifique o tamanho e a curvatura da base dos cílios postiços para ver se eles se encaixam nos seus olhos ou se é preciso cortá-los.
  3. Coloque uma gotinha de cola para cílios postiços no dorso da mão e deslize a base dos cílios por ela, de modo que toda a extensão dos cílios seja coberta por uma camada generosa de cola.
  4. Espere a cola secar um pouco, por aproximadamente 60 segundos, para que fique um pouco mais pegajosa.
  5. Cole os cílios postiços na base dos cílios naturais, começando pelo centro do olho e só depois colando as pontinhas.
  6. Você pode reforçar a cola aplicando mais uma camada de máscara diretamente na área em que o cílio encostou na pálpebra, fazendo com que a sua durabilidade aumente.

É preciso ficar atenta a alguns aspectos que podem influenciar no acabamento do seu visual e no resultado final da sua maquiagem, por isso é importante dar atenção especial a estes

 Tamanho dos cílios postiços

Quando você compra os cílios inteiros, é muito provável que eles não sejam do tamanho exato dos seus olhos, por isso é importante medir e cortar alguns fios, para ter um encaixe perfeito.

Uma dica importante que os cílios fiquem meio centímetro menores do que o tamanho do seu olho, pois assim você evita que eles cheguem até o final da sua linha de fios naturais causando a impressão de que os seus olhos são caídos.

Medir o tamanho certo é fácil, basta você imaginar (ou desenhar mesmo) uma linha diagonal que passe pelo canto externo dos seus olhos em direção às têmporas. Você pode medir com um pincel, com a pinça, desenhar com um lápis ou até mesmo colar uma fita adesiva na região para visualizar esta linha certinho. Se os cílios ultrapassam esta linha causam a impressão de olhos caídos e deixam o seu semblante triste. Se você respeitar esta linha, o efeito será de olhos mais abertos e levantados, deixando o seu visual muito mais bonito.

Se você precisar cortar os cílios, pode retirar os últimos fios do canto externo para criar um efeito natural, ou do canto interno para obter um visual dramático. Tudo depende da sua preferência e da ocasião onde os cílios serão usados.

Curvatura dos cílios

Os cílios postiços possuem uma curvatura padrão, que não necessariamente é compatível com a dos seus olhos, por isso um bom truque para facilitar aplicação  é curvar a base dos cílios sobre o dedo ou dobrá-los de maneira gentil para facilitar o encaixe na pálpebra.

Além disso é importante que os fios postiços e naturais também fiquem mesclados, para dar um efeito natural. Para conseguir o efeito, você deve curvar os seus fios naturais e passar a máscara antes de aplicar os postiços. Se mesmo assim você sentir diferença, pode usar o curvex para ajustar a curvatura e mesclar os fios, finalizando com mais uma camada de máscara.

Efeitos dos cílios postiços 

Cada tipo de cílio pode criar um efeito diferente na sua maquiagem, os que possuem fios alongados, servem para abrir o olhar e destacar o make dos olhos. Já aqueles que possuem mais fios são perfeitos para dar volume às pestanas e definição ao olhar. Os de cerdas inclinadas criam um efeito de olhos mais estreitos e puxados, ideais para valorizar o formato dos olhos das orientais e os que possuem maior concentração de fios no centro ajudam a disfarçar pálpebras gordinhas ou caídas, levantando o olhar das mulheres que apresentam estas características.

Agora que você aprendeu a colocar cílios postiços, compartilhe o resultado com a gente!