Aprenda a combater rugas e sinais do envelhecimento dos lábios

Os lábios começam a apresentar rugas e sinais do envelhecimento de forma mais abrupta a partir dos 50 anos, mas o que muita gente não sabe é que esse processo começa pelo menos duas décadas antes de qualquer sinal visível aparecer.

Isso acontece pois começamos a perder colágeno e elastina por volta da terceira década de vida. Aos 30 anos a produção destas proteínas cai pela metade, enquanto as células continuam consumindo ambas com o mesmo ritmo de antes. O resultado é a perda na elasticidade e firmeza da pele, que geram rugas e flacidez.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como os hábitos influenciam o surgimento de rugas e sinais do envelhecimento dos lábios

A forma como levamos a vida pode acentuar a formação das rugas e sinais do envelhecimento. Hábitos como tomar sol sem proteção, fumar, dormir de maquiagem e não higienizar a pele corretamente estão entre os principais fatores que acentuam o envelhecimento e causam mais rugas.

Manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e manter a disciplina nos cuidados com a pele é a melhor fórmula para retardar os sinais do envelhecimento. Entre os principais cuidados estão:

  • Proteção solar: Os raios UV são os principais responsáveis pela produção de radicais livres, toxinas que oxidam as células e atrasam a sua renovação, causando o aspecto cansado em sem viço.
  • Limpeza: Nós adoramos maquiagem, mas as suas partículas acumulam a poeira e poluição da atmosfera ao longo do dia, o que causa o entupimento dos poros e até quadros inflamatórios, causando espinhas e manchas.
  • Hidratação: Um dos principais fatores que contribuem para a formação de rugas é a falta de hidratação da pele. A tez ressecada perde elasticidade, um dos principais fatores de prevenção das marcas de expressão.
  • Reposição das vitaminas e minerais perdidos: A produção do colágeno e da elastina só é possível se as vitaminas e minerais estiverem equilibrados no seu organismo. As vitaminas A, E e C são algumas das mais importantes para a saúde cutânea. A combinação de uma alimentação rica em vegetais e uso tópico de cosméticos com essas vitaminas é perfeita para reposição.

O papel do ácido hialurônico

O envelhecimento dos lábios não é notado somente pelo surgimento das rugas, a boca também perde volume ao longo dos anos e perde o ângulo original, ficando com os cantinhos mais caídos.

O ácido hialurônico é a substância que preenche os espaços entre as células, garantindo o volume dos lábios. Com o tempo, a camada de ácido fica mais fina, o que, consequentemente, também deixa os lábios mais finos também.

A solução é repor o ácido com cosméticos que contenham moléculas dele em sua composição ou, em casos mais graves, recorrer ao preenchimento com injeções na camada inferior da pele. Este procedimento é realizado em consultório, e aplicado somente por dermatologistas.

Viu como os cuidados para retardar o envelhecimento dos lábios são fáceis? Confira a nossa seção de produtos específicos para tratamento ou visite uma das lojas da Sephora para encontrar os cosméticos mais adequados para você!