Como fazer a maquiagem durar o dia todo

aprenda como fazer a maquiagem durar o dia todo com nossas dicas infaíveisVocê capricha no make antes de sair de casa e antes que o dia chegue à metade, parece que toda a sua produção já se acabou? Então você pre-ci-sa descobrir como fazer a maquiagem durar mais. A boa notícia é que nós preparamos dicas infalíveis para deixar o seu visual mais bonito o dia todo sem borrar ou derreter.

Entender como a sua pele funciona e usar os produtos certos para ela são dois passos fundamentais para aumentar a durabilidade do make. Afinal, quando você está com a pele bem cuidada toda a sua aparência fica melhor e é possível conseguir grandes efeitos com bem menos maquiagem.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Preparando a pele

Um dos principais fatores a determinar a durabilidade da maquiagem é a preparação adequada da pele. Não dá para fugir, se você quer que os produtos durem mais no seu rosto: precisa limpar, tonificar e hidratar a face antes de passar a base.

Esta etapa é importante porque é nela que você irá suprir as necessidades da pele, impedindo que ela absorva os componentes da maquiagem e fazendo a pigmentação desaparecer. Quem tem a pele seca sente muito este problema: a pele absorve toda água da maquiagem, criando uma aparência craquelada. Mas se o seu problema é a oleosidade excessiva, a falta de preparo na pele fará com que os seus poros produzam ainda mais óleo para evitar o ressecamento em função da textura dos produtos em pó, fazendo a maquiagem derreter.

Para evitar qualquer um destes problemas você deve limpar bem o rosto com um sabonete facial específico para a sua pele, aplicar um tônico apropriado para o seu tipo de pele e depois um hidratante. Só depois que o produto estiver bem sequinho é que você começa a se maquiar.

Primer: o seu melhor amigo para fazer a maquiagem durar 

Antes de passar a base é altamente recomendado que você utilize um primer que traga benefícios para a sua pele. O primer uniformiza a textura da pele e cria um filme protetor que absorve a oleosidade, criando uma barreira. Peles oleosas e com poros dilatados podem ter grandes benefícios com primers matificantes e de efeito blur. Já os primers hidratantes são perfeitos para quem tem pele normal ou seca.

Atenção às fórmulas

Produtos com formulação livre de óleo possuem uma durabilidade maior. Isso porque as fórmulas oleosas possuem propriedades emolientes que escorrem com mais facilidade sobre a pele, durando menos do que os produtos baseados em água.

Aumente a fixação da maquiagem

Selar os produtos líquidos e cremosos com pó aumenta a fixação deles sobre a pele.  Uma técnica interessante é a da baking make-up, onde o pó translúcido é aplicado sobre o corretivo e deixado sobre a pele por um período de cinco a dez minutos antes de ser esfumado. Este acabamento faz com que a maquiagem ganhe muito mais durabilidade. Só é preciso tomar cuidado, pois ele tende a ser muito pesado para o dia a dia.

Agora que você já sabe como fazer a maquiagem durar mais na pele, conquistando um visual bonito por mais tempo, compartilhe os seus looks conosco no Beauty Board. Aproveite também para se inspirar!