Como se preparar para a Sephora Beauty Run

Dicas para se preparar para a Sephora Beauty RunA Sephora Beauty Run já está chegando, e se você aceitou o desafio de finalizar o trajeto de 6km de distância precisa começar a se preparar agora! Nós reunimos dicas fundamentais para quem vai realizar a prova pela primeira vez e quer correr com o condicionamento em dia!

Faça um check-up geral

É muito importante fazer uma avaliação física e de saúde antes de começar a praticar qualquer esporte, com a corrida de rua não é diferente. Por isso recomendamos que você procure um médico e um profissional de educação física para fazer um check-up completo antes de começar a treinar.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

O check-up é muito importante para verificar as suas condições de saúde e evitar possíveis lesões. O médico irá avaliar a sua capacidade cardiovascular, o funcionamento dos rins, a sua pressão e se existem fatores de risco para a prática esportiva.  Já o profissional de educação física verifica quais são as condições para que você possa começar a correr, criando um programa de treinos personalizado para as suas necessidades e objetivos.

Compre um tênis adequado para a sua pisada

Se você ainda não possui um tênis adequado para a corrida, a hora de comprar é agora. Descubra qual é o seu tipo de pisada e comece a treinar com o calçado adequado, no dia da Sephora Beauty Run ele já estará perfeitamente adaptado ao seu pé.

Tipos de Pisada

O seu tipo de pisada é ditado, principalmente, pelo formato dos seus pés. Ele é determinado de acordo com o tipo de esforço que o seu corpo faz para se manter ereto. São três tipos principais:

Pisada pronada

Normalmente quem tem os pés chatos ou um arco muito raso na planta dos pés tem a pisada pronada. Pessoas com este tipo de pisada normalmente começam o passo encostando a parte externa do calcanhar no chão, então o seu tornozelo faz uma rotação que leva que leva o resto do movimento para a parte interna dos pés.

Esse movimento é resultado da flexibilidade excessiva na região do tornozelo, por isso, pessoas com o pé pronador têm uma tendência maior a sofrer com torções. Durante a corrida, muitos pronadores acabam forçando essa região para ter mais estabilidade, causando inflamação e até mesmo tendinites nas perdas e quadril.

Os tênis mais adequados para este tipo de pisada são os que fornecem maior estabilidade. Estes calçados normalmente têm o solado mais alto e palmilhas com apoio para o arco dos pés.

Pisada neutra

Este tipo de pisada é o mais comum. As pessoas que apresentam este tipo de pisada possuem um arco normal na planta dos pés. Elas iniciam as passadas com o calcanhar e seguem o movimento de forma retilínea, usando toda a frente dos pés para ganhar impulso.

Os tênis mais adequados para quem tem pisada neutra são aqueles que combinam bom amortecimento com estabilidade, deixando a corrida mais segura e confortável.

Pisada supinada

Pessoas com pisada supinada se apoiam na parte externa dos pés para andar. Normalmente o arco da planta dos pés é bem alto. A passada começa pela parte externa do calcanhar e continua pelo exterior dos pés, terminando na área dos dedos mínimos, que impulsionam o movimento.

Treine dentro dos seus limites

Com o resultado da sua avaliação física e programa de treino nas mãos, é hora de começar a treinar. O ideal é que você respeite os limites de tempo e intensidade de corrida estabelecidos pelo seu professor ou Personal Trainer, sempre respeitando os limites do seu corpo.

A tentação de aumentar a intensidade ou a frequência dos treinos conforme a Sephora Beauty Run se aproxima deve ser controlada, já que os aumentos repentinos no volume ou na velocidade da corrida são as principais causas de lesões.

Fique atenta para as mensagens que o seu corpo envia e respeite os seus limites durante a corrida. Com treinos frequentes e dedicação você verá a sua evolução acontecer rápido.

Ainda dá tempo de fazer as inscrições para a Sephora Beauty Run e, para acompanhar as novidades é só ficar atenta à página do evento no Facebook.