Conheça as Classificações do Visagismo para Pele Negra e aprenda a tirar o melhor proveito da maquiagem

visagismo para pele negra

O visagismo traz ferramentas que podem ajudar, e muito, as mulheres negras a aproveitar ainda mais a maquiagem. Isso porque seus estudos tornam a procura por bases e corretivos muito mais assertiva, além de mostrar como usar as cores da melhor maneira possível, deixando o visual de arrasar.

Uma das maiores dúvidas de beleza das mulheres negras é como encontrar produtos para a pele que não a deixem acinzentada ou alaranjada demais. Um dos segredos é conhecer qual é o subtom da sua pele, se frio, neutro ou quente. O visagismo classifica mais de 38 tons de pele negra em seis categorias. Conheça:

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Peles negras de subtom quente

As peles negras com subtom quente são aquelas que têm como cor de fundo avermelhado ou dourado. De maneira geral, elas ficam muito bonitas com cores que lembram seus tons de fundo, como o vermelho, os marrons quentes, como o terracota e o bronze, tons rosados quentes, como o coral e o salmão e todas as variedades de tons luminosos e quentes, como o amarelo, laranja e vermelho. Conheça cada uma delas:

Spike

A pele do tipo Spike é quente e avermelhada, de um tom médio que esbanja luminosidade. Quem tem esse tom de pele costuma se bronzear pouco quando se expõe ao sol, ficando com a pele ainda mais avermelhada depois da praia. Os olhos normalmente são castanho-escuros ou esverdeados. Os cabelos podem ser pretos, castanho-escuro ou em tons puxados para o ruivo.

Quem tem a pele neste tom fica muito bem com cores mais fortes, como o laranja e o vermelho. Tons de verde-musgo, azul acinzentado, bronze e bege escuro também são ótimos para a maquiagem neste tipo de pele. A musa Taís Araújo tem esse tipo de pele

Calipso

Com um tom de pele que vai do claro ao médio, as peles calipso têm o dourado como tom de fundo, como a da atriz Camila Pitanga. O tom dourado concede a esta pele uma impressão de estar sempre bronzeada e, quando realmente exposta ao sol, a tez é realçada, ganhando ainda mais luminosidade.

Os cabelos também costumam apresentar tons médios, como o castanho-dourado, ruivo escuro e castanho escuro. Os olhos podem ir do castanho-escuro ao marrom-esverdeado. Por isso é interessante usar cores quentes de base dourada ou rosada em toda a maquiagem. O salmão, rosa-queimado, dourado, bege, coral e pêssego ficam maravilhosas neste tom de pele.

O neutro da pele negra

As peles neutras são as mais versáteis, no sentido da combinação de cores, pois reúnem pigmentos quentes e frios em proporções equilibradas. Por isso são as sortudas que combinam com todas as cores. Elas também são classificadas em dois grupos.

Nilo

O tom de pele negra mais claro é o Nilo, semelhante ao marfim. Este tipo de pele é neutro com fundo azul-acinzentado, que a deixa mais próxima das peles frias, embora ainda não possa ser classificada desta forma. Os cabelos costumam ser mais claros, em tons de castanho-claro ou castanho-acinzentado. Os olhos tendem a ser castanho-claros, acinzentados, azuis ou verdes. Por ter essas características, muitas vezes a ascendência negra pode passar despercebida.

Como tem tendência a parecer opaca e sem vida, este tipo de pele precisa ser cuidadosamente harmonizado para ficar mais luminosa. Use tons delicados e claros de todas as cores. Tons rosados clarinhos, beges e marrons puxados para o cor-de-rosa e para o verde, desde que suaves, combinam muito bem com este tipo de pele. Tons escuros devem ser usados com parcimônia na maquiagem para evitar o aspecto cansado. A musa J.Lo possui este tipo de pele.

Saara

Dourada como as areias do deserto, a pele do tipo Saara é neutra pois combina o tom de superfície amarelado (quente) com o fundo roxo (frio). O seu tom é de claro a médio, típico nos países árabes. Os cabelos são claros, em tons de loiro-escuro, ruivo médio e castanho-claro.  Os olhos também tendem a ser castanho-claros, mel, verdes ou até mesmo azuis.

Cores quentes e frias combinam com este tipo de pele, contudo é preciso cuidado para não deixá-la amarelada. Tons de bege, verde-claro, magenta, roxo e amarelos claros ficam muito bem na maquiagem para este tipo de pele.

Peles negras de subtom quente

As peles frias têm subtons que vão do verde ao azul. Elas ficam ainda mais belas quando combinadas com tons frios contrastantes, como os vermelhos fechados, o vinho, o magenta e o roxo.  São divididas em dois grupos, Jazz e Blues. Conheça cada uma:

Jazz

Com tom de superfície chocolate e subtom verde, a pele Jazz é uma das mais comuns entre as peles negras de tonalidade mais escura. Michelle Obama é a musa inspiradora para quem tem essa tonalidade. Os cabelos e olhos normalmente são escuros, variando do castanho escuro ao preto.

Todos os tons de rosa e roxo deixam a pele Jazz iluminada. Cores vivas, de modo geral, combinam bastante com este tipo de pele.  O contraste entre os pigmentos vermelhos e o subtom verde da pele deixam o visual radiante. Quem gosta de brilhar pode abusar dos tons dourados e prateados sem cerimônia.

Blues

A mais rara entre as tonalidades de pele negra, a pele blues tem tom de superfície café e subtom azul, que deixa a pele com uma nuance bem fria, como a da musa Lupita Nyong’o. Cabelos e olhos também são escuros, castanhos ou preto, com um fundo acinzentado. Os olhos são castanho escuros ou pretos.

As cores que ficam mais incríveis neste tipo de pele são os tons frios e intensos. Azuis, verdes, carmim, roxo e pink. Iluminadores com partículas de brilho prateado são perfeitos para pessoas com a pele Blues.

Dicas de visagismo para aproveitar a maquiagem para pele negra

Conhecendo o seu subtom de pele e a classificação dela de acordo com os estudos do visagismo fica muito mais fácil encontrar a maquiagem perfeita para você. Ao escolher a base, corretivo, sombras, batons e blushes das paletas de cores recomendadas para o seu tipo de pele, você tem a garantia de que a sua produção ficará incrível.

Como escolher base e corretivo para a pele negra

A pele negra normalmente apresenta áreas de tons levemente diferentes no rosto, de modo que é difícil encontrar somente uma base para uniformizar a pele. O ideal é usar duas bases: uma do exato tom da sua pele (teste no centro do rosto) e uma um tom mais claro para corrigir as áreas mais escuras do rosto (em torno da boca, em volta dos olhos e na raiz do cabelo).

Procure por produtos que tenham o mesmo tom de fundo do que a sua pele e dê preferência às bases sem dióxido de titânio, componente responsável pelo aspecto cinzento que alguns produtos deixam na pele negra). Fique atenta e tente entender a classificação da cor da maquiagem em cada marca, algumas consideram os tons de fundo dourado como frios em vez de quentes, por exemplo.  Se você for comprar na loja física, sempre conte com a ajuda de um dos nossos casts, eles são especialistas preparados para te ajudar a encontrar o produto ideal para você!

Os corretivos devem ser da exata cor da sua pele. Os de tons mais claros podem ser usados como iluminador, desde que tenham o tom de fundo como o da sua pele. Se você é adepta de corretivos coloridos, aposte nos produtos alaranjados, que cobrem manchas e olheiras sem deixar o aspecto cinzento e depois cubra com um produto da cor da sua pele.

Contorno e iluminação da pele negra

Quanto mais escuro for o seu tom de pele, menos as técnicas comuns de contorno irão funcionar. A melhor técnica para realçar os seus traços é o strobing. Escolha um iluminador de cor terracota, bege-dourado (peles quentes e neutras) ou prateado (peles frias e neutras) para iluminar os pontos altos do rosto.

Como escolher batons, sombras e blushes para pele negra

Se você deseja um visual luminoso e com a certeza de que ficará linda com pouco esforço, mas nada impede que você use outras cores para dar aquele toque de ousadia à produção. O importante é sempre escolher produtos bem pigmentados para evitar o efeito de pele esbranquiçada.

Você pode aprender mais sobre os produtos e técnicas de maquiagem para o seu tipo de pele fazendo uma consultoria personalizada nas lojas da Sephora. Além da assistência especializada dos nossos casts, você também pode agendar uma Beauty Class e aprender a fazer looks completos para o seu rosto!