Conheça o novo Miss Dior: Pablo Schenfeld conta tudo sobre a fragrância

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Algumas criações têm o poder de atravessar gerações como um verdadeiro ícone, sem perder a sua essência ou status. É o caso de Miss Dior, a primeira fragrância criada pela Maison de luxo francesa para traduzir o luxo do New Look que revolucionou o mundo da moda no pós-guerra.

Miss Dior foi desenvolvida junto com a primeira coleção de alta-costura de Christian Dior e logo se tornou sinônimo de luxo. Era o perfume da haute-couture. Ela foi lançada em 1947 no desfile da primeira coleção da Maison francesa. A inspiração do estilista para a criação desta fragrância era o amor.

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Seu amor pelas flores e pelas mulheres de sua vida, com destaque para sua irmã, Catharine (a própria Miss Dior), um sentimento pelo qual toda a sociedade aspirava após os horrores da Segunda Guerra Mundial. O perfume foi borrifado em todo o ambiente do desfile, uma ação inovadora de Christian Dior que contribuiu para que o lançamento de sua coleção ficasse na história.

Conheça o novo Miss Dior

Hoje, 70 anos após o lançamento da fragrância que transformou o universo da alta-costura, a Dior inova mais uma vez e muda o seu Eau de Parfum. O Miss Dior foi reformulado para conversar com as novas formas de amar e ser amada. E quem nos conta tudo sobre esta nova fase de Miss Dior é Pablo Schenfeld, embaixador de fragrâncias da Dior para a América Latina. Confira a entrevista!

Pablo Schenfeld - embaixador conta tudo sobre o novo miss dior

[Sephora] O que mudou no novo Miss Dior?

[Pablo Schenfeld] A fragrância mudou 100%, não tem nada parecido com o perfume original. Esta fragrância fica separada em três etapas, que são três notas e composições de aroma: notas de saída cítricas, personalidade floral e fundo amadeirado com especiarias.

Cada uma destas etapas representa um tipo de amor diferente. O primeiro tem a bergamota como nota principal traz o amor fresco.  É o amor dos 3 primeiros meses, um amor que tem muita energia, muitos sorrisos, é aquele amor que faz você precisar ver a pessoa todos os dias, sair todos os dias e vê-la a todo o momento. É um amor muito efervescente e cítrico.

A segunda etapa representa o amor que muda e se volta para o romance. A efervescência já passou e chega o romantismo, a paixão. No perfume você pode perceber duas notas de rosa, uma da Turquia e a outra é a rosa da França, que é a rosa de maio [N. R.: A Rosa de Maio é um tipo de rosa muito tradicional da perfumaria da Dior]. Essa é a parte mais sensual da fragrância.

E depois que o amor ficou sério e você percebe que é amor de verdade, surge a terceira etapa da fragrância: mais forte, que tem a pimenta rosa e a madeira de pau rosa, prolongando a fragrância e revelando um amor duradouro. Estes três tipos de amor, juntos se transformam em um grande amor, representado pela nova fragrância Miss Dior.

novo miss dior Edp

[S] O que motivou a transformação de uma fragrância de tanto sucesso?

[Pablo Schenfeld]. Este lançamento é muito importante para a Casa Dior, pois o Miss Dior foi a nossa primeira fragrância. Nós falamos que em 1947 [N. R.: Ano de lançamento da primeira coleção da Maison Dior e da fragrância Miss Dior] aconteceu uma grande revolução no mundo da moda, porque naquela época não existia nada tão diferente quanto o New Look Dior. Ali houve a primeira revolução da alta-costura. Agora em 2017, trouxemos a estilista Maria Grazia Chiuri para a Dior e ela mudou a cabeça das mulheres novamente. Trouxe uma segunda revolução ao mundo da moda.

Estávamos acostumados a olhar a alta-costura e ver algo que era muito bonito e muito grandioso, mas afastado. Era comum pensar:  “isso é bonito, mas para a minha mãe”. Agora você olha para um desfile de Maria Grazia e vê que pode usar tudo. Ela trouxe uma nova forma de olhar a alta-costura, que aproxima muito mais as pessoas.

Não é à toa que vemos muita gente jovem, que antes não tinha nenhuma ligação com a Dior, adorando as criações de Maria Grazia e se aproximando do luxo, da alta-costura e da nossa marca. O público mudou muito. Por isso, a nossa principal fragrância também precisava mudar e evoluir junto com este novo olhar para a moda e com essa nova mulher.

[Sephora] Quem é a nova mulher que consome a alta-costura e as fragrâncias da Dior?

[Pablo Schenfeld] Esta mulher tem muito poder, é moderna e diferente de tudo o que vimos antes. Para conversar com ela nós elegemos a palavra amor. É uma mulher muito mais real, que sente todas as etapas do amor e o vive em todas as suas complexidades.

[Sephora] Como a renovação do Miss Dior dialoga com esta nova mulher?

[Pablo Schenfeld] Quando Miss Dior chegou ao mundo, em 1947, foi eleita a fragrância do amor. Por isso trouxemos esta palavra para definir a nova fragrância. O novo Miss Dior é a fragrância do amor em 2017. Esse amor é muito diferente do amor da época dos nossos pais, que era demonstrado com uma caixa de chocolates, um buquê de flores e um passeio ao cinema. Hoje o amor se demonstra pelo whatsapp, com um emoji de coração. O amor agora é muito diferente e a fragrância que representa o amor também tinha que ser muito diferente.

Por isso escolhemos matérias-primas tão diferentes: a bergamota, as rosas e a pimenta rosa com madeira entram em um equilíbrio perfeito, criando uma fragrância jovem e muito moderna. Bem diferente da versão original do perfume, onde a presença do Patchouli era mais destacada e trazia um amor mais tradicional à tona.

[Sephora] Como foi o processo de criação deste perfume?

[Pablo Schenfeld] A casa Dior tem o seu próprio perfumista-residente, François Demarchy. Ele tem um trabalho muito difícil, que é criar as melhores fragrâncias em sintonia com o que há de mais moderno e luxuoso no mundo. Ele leva de 1 a 5 anos para desenvolver uma nova fragrância, pois precisa pesquisar as melhores matérias-primas.

A Dior é uma casa de luxo e não pode simplesmente comprar a matéria-prima dos seus produtos em uma indústria. É necessário fazer a própria matéria-prima, entrar em contato direto com os produtores tradicionais e com as melhores fazendas de cítricos, flores, especiarias e madeiras do mundo. Então François viaja por todo o planeta para encontrar estes produtores. Depois ainda há a pesquisa sobre o que as mulheres gostam e desejam ver em um perfume. É preciso estar em sintonia com elas. Tudo isso se reflete na qualidade dos nossos produtos.

A nova fragrância Miss Dior Eau de Parfum está nas lojas físicas e no site da Sephora  em três tamanhos: 30ml, 50ml e 100ml.