Contorno: Aprenda a esculpir seu rosto com maquiagem

Desde que a musa Kim Kardashian conquistou nossos corações, o contorno se tornou o grande queridinho da maquiagem. E não é para menos: esta técnica poderosa manipula e redefine os volumes do rosto através da ilusão de óptica, realçando o formato das maçãs do rosto, diminuindo a testa e até mesmo afinando a silhueta.

A maquiadora sênior da Make Up For Ever, Ligia Albert,  compartilhou algumas dicas infalíveis para aproveitar melhor o jogo de luz e sombra que o contorno proporciona para alcançar a melhor versão da nossa beleza. Interessou? Descubra!

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

O contorno certo para o seu tipo de rosto

Não existe só uma técnica para fazer o contorno! Cada formato de rosto pede iluminação e sombras em postos distintos do rosto e, por isso, é interessante dedicar algum tempo ao espelho para ver o que você gostaria de destacar ou esconder com a maquiagem.

Considerado o mais fácil de contornar, o rosto oval tem a testa e o maxilar em dimensões proporcionais e relativamente menores do que a região central do rosto, que é ligeiramente mais larga. O contorno adequado para este tipo é feito abaixo das maçãs, alto da testa e ossinho do maxilar, para reforçar o formato natural. 

O rosto redondo possui as maçãs bem salientes e o queixo arredondado, sem apresentar o alongamento dos rostos ovais, típico das mulheres orientais. Um truque para afiná-lo é passar a base mais escura em toda a lateral, começando pelas têmporas e descendo até chegar ao maxilar, reforçando abaixo do osso da bochecha.

Iluminar o centro da testa criando um desenho de triângulo invertido com um iluminador ajuda a alongar a região, deixando a impressão de um rosto mais fino e longo, o que ajuda a equilibrar as proporções.

Anguloso, os rostos quadrados e retangulares possuem a mesma largura em toda a extensão do rosto. As maçãs, testa e maxilar possuem dimensões parecidas e podem tornar o rosto mais masculino.

O contorno funciona como um aliado na hora de criar profundidade, sobretudo abaixo do osso da bochecha, nas laterais do maxilar e da testa. O ideal é aplicar a base escura de forma a criar estes ângulos, deixando uma imagem mais oval.

Já quem tem rosto tipo triângulo ou coração sofre com a falta de proporção entre a testa e o queixo, normalmente um é muito maior do que o outro, criando uma expressão afunilada. O truque aqui é escurecer as áreas mais largas e iluminar as mais finas.

Como passar cada produto 

Depois de aprender quais são os pontos a valorizar com o contorno, é hora de aprender a aplicar os produtos. Os pontos-chave de sombreamento são a parte mais baixa das maçãs do rosto, a raiz do cabelo e o maxilar. Já o alto das maçãs, as têmporas, o centro da testa e o alto do nariz são perfeitos para receber os pontos de luz da maquiagem.

Segundo Lígia, você consegue um efeito muito bonito usando a base ou mais escuros logo abaixo do osso da bochecha se recorrer à técnica correta. “Você pode começar com a base escura puxando uma linha reta diagonal que vai do topo da orelha em direção à boca. Para conquistar um efeito natural, é legal que esta linha termine alinhada com o canto externo dos olhos”, explica.

Depois, é a hora de iluminar os pontos do seu rosto que deseja destacar. “O topo do osso do nariz, o arco da sobrancelha, o alto das maçãs e o arco do cupido são locais estratégicos para fazer a iluminação do rosto, pois são os locais mais altos do rosto e, com o iluminador, deixam a pele com viço, como se você pudesse dormir 12 horas por dia e fosse à praia toda semana”, brinca.

A maquiadora não recomenda passar o iluminador na ponta do nariz, a não ser em casos que o nariz é realmente pequeno. “A ponte de nariz fica muito bonita com a iluminação, mas passar iluminador na pontinha faz com que o nariz se projete muito para a frente, deixando um efeito exagerado”, justifica.

Com o contorno feito e devidamente esfumado é hora de passar o blush. Para passa-lo você deve abrir um sorriso e aplicar a cor na parte mais gordinha das bochechas, puxando o pincel em direção ao contorno. “Esse é o segredo para deixar a pele bem natural, esfumando bastante o blush com o contorno os produtos se mesclam, deixando a pele mais bonita”, finaliza.

Agora que você aprendeu direitinho como fazer o contorno para valorizar os traços do seu rosto, compartilhe o resultado com a gente!