Descubra quais são as principais características da pele madura aprenda a cuidar dela adequadamente

aprenda quais são os principais cuidados e características da pele madura

O corpo nunca para de mudar, e conforme os anos passam podemos perceber mudanças nos cabelos, na massa muscular e também na derme. Um dos passos mais importantes para lidar com essas transformações é aprender como lidar com elas. Entender as características da pele madura é um dos passos fundamentais nesse aprendizado.

As transformações hormonais, a redução na velocidade de renovação das células e a queda na produção de colágeno e elastina são as principais causas das mudanças na pele madura, que já começam a ser observadas cedo, a partir dos 25 anos.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

É por causa dessas alterações que percebemos que a maneira de cuidar da pele precisa. Investir em tratamentos específicos se torna uma necessidade para quem deseja manter ou melhorar o aspecto da pele na maturidade.

Colágeno, elastina, ácido hialurônico e as características da pele madura

As características da pele mudam em função da presença de algumas proteínas e ácidos, responsáveis por fatores importantes, como a elasticidade, firmeza, hidratação e viço. As alterações na produção desses elementos que provocam os sinais do envelhecimento.

O colágeno e a elastina são as proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Quando atingimos os 30 anos de idade, a produção dessas proteínas cai pela metade. Com isso a pele fica mais rígida, criando marcas de expressão e rugas.

Já o ácido hialurônico é um tipo de açúcar natural do corpo, que preenche os espaços entre as células da pele garantindo a hidratação e o viço da pele. Após os 40 anos, a pele perde a capacidade de repor o ácido degradado diariamente, resultando na desidratação e perda de volume na derme.

A reposição destas substâncias pode ser feita através de aplicação tópica, como componente de cosméticos e produtos para o tratamento da pele; como aplicação injetável, feita em clínicas dermatológicas; ou ainda por via oral, através da ingestão de nutricosméticos e cápsulas desenvolvidas em farmácias de manipulação e comercializadas com receita médica.

Como cuidar da pele madura

Os cuidados com a pele madura são um pouco diferentes do que é praticado ao longo dos anos. As necessidades mudam com o tempo, fazendo com que o corpo precise de mais hidratação e reposição das proteínas e ácidos que já não pode produzir sozinho. Os rituais matutinos e noturnos devem ser incrementados de forma a incluir os produtos que atendem às novas necessidades da pele. Optar por tratamentos intensivos, como um spa da pele, é uma boa alternativa para turbinar os cuidados com a pele madura.

Nesta fase da vida, é fundamental seguir com disciplina todos os passos de cuidados diários com a pele. Higienizar, tonificar e hidratar a pele são de extrema importância para manter a tez saudável. Contudo, somente essas etapas não são suficientes para manter a boa aparência da pele.

Usar hidratantes mais potentes, cremes para a área dos olhos e manter uma rotina disciplinada são as principais formas de deixar a sua pele maravilhosa após os 40. Confira a nossa seleção de produtos especiais de cuidados com a pele e tenha um visual radiante em qualquer fase da vida!