Descubra como prevenir e tratar as manchas na pele

como tratar manchas na pele

Um dos problemas mais comuns nos centros estéticos e consultórios de dermatologia é o surgimento de manchas na pele. Melasma, sardas e melanoses são os tipos de manchas mais comuns, que alteram a cor da pele e surgem, majoritariamente, por causa da exposição ao sol.

Somente um dermatologista pode identificar o seu tipo de mancha e indicar o tratamento correto. É importante identificar o tipo de mancha que você tem no rosto para obter o tratamento correto.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

De modo geral, os dermatologistas iniciam os tratamentos de manchas com produtos clareadores de uso tópico, mas peelings químicos, com laser ou clareadores orais também podem ser usados no tratamento das manchas.

Contudo, as manchas na pele raramente têm cura. Elas podem ser controladas e clareadas com os tratamentos, mas se não houver a preocupação constante de proteger a pele do sol, elas voltam a aparecer.

Como prevenir a formação de manchas na pele

Nossa pele cria manchas quando há um desequilíbrio na forma em que a melanina é produzida pelo corpo. O processo normal é aquele em que um estímulo, como a radiação solar, ativa a produção de melanina dentro das células, formando um estoque para proteger a pele.

Quando há o desequilíbrio nossas células começam a produzir um excesso de melanina mesmo quando não recebe estímulo suficiente do sol, aumentando os estoques desta substância sob a derme e, consequentemente, deixando a aparência da área mais escura.

As manchas na pele podem surgir por diversas razões. O uso de anticoncepcionais orais, alterações hormonais durante a gestação, inflamações cutâneas, como a acne, e a predisposição genética são as causas comuns. O fator desencadeador do problema é sempre a exposição solar sem proteção adequada. Por isso a melhor forma de prevenir a formação das manchas é evitar tomar sol sem protetor solar.

Mulheres que usam contraceptivos hormonais, gestantes e pessoas com ascendência negra são as mais predispostas a desenvolver manchas na pele, por isso devem tomar cuidado redobrado e usar protetores solares com FPS mais alto, 30 para o dia a dia e 50 para momentos de maior exposição.

Como tratar as manchas na pele

O tratamento para as manchas normalmente é combinado, feito com produtos tópicos ou orais junto com a intensificação da proteção solar. Os produtos de uso tópico normalmente contêm ácidos, como o glicólico, salicílico e kójico. Atuam nas camadas superiores da derme e reduzem a aparência das manchas.

Já os tratamentos orais atuam na química das células, desestimulando a produção de melanina na pele, levando a um clareamento de dentro para fora. A mancha desaparece na medida em que as células se renovam e a pele descama. Para ambos os casos é importante manter a proteção solar todos os dias.

Agora que você já sabe quais são as causas e tratamentos para o surgimento de manchas na pele, descubra a seleção especial de produtos que combatem esse problema no site da Sephora.