Descubra novas técnicas para passar batom

aprenda técnicas avançadas para passar batom

“Não existe segredo para passar batom! ”. Com certeza você já ouviu essa frase, não é mesmo? Contudo, se a sua intenção é criar efeitos diferentes e aderir às mais recentes tendências de maquiagem para os lábios, algumas técnicas para passar batom de forma mais precisa podem te ajudar nesta tarefa.

Profissionais da maquiagem nunca passam o batom direto nos lábios das clientes, sempre recorrendo a um pincel. A razão, em parte esbarra na higiene (é melhor passar o pincel com um pincel recém-higienizado do que passar a bala em diversas clientes), mas o pincel permite muito mais precisão na hora de aplicar o batom e também cria uma camada mais fina de produto sobre os lábios.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Materiais para aplicar batom como uma profissional

Reunir o material necessário para aplicar o batom é o primeiro passo para que o acabamento da sua maquiagem fique mais profissional. Eles são os seguintes:

  • Pincel para lábios;
  • Batons de diversas cores;
  • Lápis ou delineador labial de diversas cores;
  • Pó translúcido;
  • Gloss;
  • Hidratante labial ou lip balm;
  • Esfoliante labial;
  • Corretivo;
  • Iluminador.

Como preparar os lábios para o batom

O preparo dos lábios é fundamental quando se quer usar técnicas diferentes. Você deve começar sempre fazendo uma leve esfoliação da pele dos lábios e ao redor da boca para deixar a pele livre de células mortas. Isso fará com que a sua boca fique com a textura perfeita para receber os produtos.

Em seguida, você deve hidratar a pele com um lip balm ou hidratante específico. Essa etapa é importante para evitar que o seu batom, sobretudo os de textura matte, fique com a aparência craquelada.

Dominando o contorno dos lábios

Uma das técnicas mais importantes é aprender a contornar os lábios com precisão. Para isso, você deve apagar o seu contorno original com base ou corretivo e usar o lápis ou delineador labial para fazer um novo desenho.

Comece o contorno desenhando um X no centro dos lábios e desenhe do centro para fora, passando por dentro ou por fora do contorno original conforme o efeito que você desejar -por dentro para afinar os lábios e por fora para aumentar o volume).

Se você quiser deixar os lábios superiores mais expressivos, desenhe dois triângulos a partir do X para acentuar as bordinhas da boca. Finalize passando iluminador no arco do cupido para ressaltá-las.

Já quem busca criar um bocão digno de Marylin Monroe deve investir no aumento do volume das laterais dos lábios superiores. Comece com o X no centro dos lábios e, ao chegar nos cantinhos externos, passe o lápis um pouco para fora, deixando o lábio mais redondinho. O sex appeal é garantido!

Técnicas para passar batom de um jeito completamente diferente 

Uma vez que os seus lábios estão no formato mais desejado por você, aplicar o batom é tarefa mais simples. Contudo, é possível explorar diversas técnicas para aumentar ou diminuir o volume dos lábios, levantá-los ou até mesmo fazer criações artísticas.

O pincel labial é seu principal aliado nessa tarefa, ele vai garantir a precisão necessária e ainda ajudar no controle do produto, gerando pouco excesso. O ideal é ter pelo menos dois: um fininho, para criar desenhos e um de espessura semelhante à dos seus lábios para preencher e esfumar.

Baby Lips 

Um dos truques favoritos das passarelas é passar o batom de forma que pareça que os seus lábios são corados naturalmente. Essa técnica dispensa o contorno e o uso de muitas ferramentas. Bastam os seus dedos.

A ideia é apagar o contorno original dos lábios e ir passando o batom com os dedos, dando leves batidinhas, deixando a cor mais forte no centro e fazendo um leve degradê até as bordas, deixando os lábios sutis.

Ombré Lips 

Gosta de apostar em lábios divertidos e inusitados? O Ombré é para você! Para conquistar o efeito, contorne os lábios com uma cor escura (pode soltar a imaginação: dos vermelhos aos azuis e verdes). Preencha o centro dos lábios com um tom mais claro, pode ser seguindo o mesmo estilo de cor, o ideal é brincar com as tonalidades e use um pincel para esfumar as duas cores, criando o degradê.

Você pode usar essa técnica com diversos produtos: dois lápis de cores diferentes, batons em bala, batom líquido, batom + sombra e o que a sua imaginação mandar.

Gostou das dicas? Faça as suas experimentações e compartilhe o resultado conosco no Beauty Board!