Descubra qual é o protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele

descubra tudo sobre protetor solarA saúde da pele depende de inúmeros fatores: hidratação, limpeza, tratamento para os principais problemas e consultas regulares ao dermatologista são fundamentais. Só que nada disso funciona plenamente se você continua expondo a derme aos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Incluir o uso de um bom protetor solar é uma das principais medidas para garantir a eficácia da sua rotina de beleza.

Os raios solares penetram nas camadas profundas da derme e causam danos irreversíveis. Seu efeito é cumulativo, ou seja, quanto mais você se expuser ao sol sem nenhuma proteção, maiores serão os danos às células. O resultado a gente já conhece: o surgimento de manchas, sardas, envelhecimento precoce, rugas e até mesmo câncer de pele.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Por causa de tudo isso é fundamental que você escolha um protetor solar adequado para o seu tipo de pele e passe a usá-lo todos os dias, mesmo quando você só vai trabalhar, mesmo no inverno, mesmo que você nunca tenha sofrido com queimaduras solares na vida!

Como o seu fototipo de pele influencia na escolha do protetor solar

Características gerais da sua pele influenciam, e muito, na escolha pelo protetor solar ideal. O primeiro que você deve observar é a classificação fototípica da sua cor de pele. São seis gradações que consideram a forma como a derme reage à exposição aos raios solares. Quanto mais sensível for a sua pele, maior deve ser o FPS do seu protetor solar. São elas:

Fototipo 1 

Peles muito brancas ou brancas, que nunca ficam bronzeadas e sempre sofrem queimaduras com a exposição solar. O FPS para este tipo de pele deve ser sempre maior do que 50.

Fototipo 2

Peles brancas que sempre sofrem queimaduras com a exposição ao sol, mas também conseguem se bronzear um pouco. Como também são sensíveis aos raios UVA e UVB, devem ter um fator de proteção alto. Use FPS 50 nos primeiros dias de exposição solar e depois que a pele estiver bronzeada, se quiser, diminua para o FPS 30.

Fototipo 3

Peles brancas a morenas claras que apresentam graus moderados tanto de queimaduras quanto de bronzeamento. Elas são um pouco menos sensíveis ao sol, mas também merecem cuidados intensos. O FPS 30 é ideal para elas.

Fototipo 4

Peles morenas claras a morenas que sempre ficam bronzeadas, mas também podem sofrer com queimaduras em situações de exposição intensa ao sol. Comece usando o FPS 30 e, quando a pele estiver mais pigmentada, baixe para o FPS 20.

Fototipo 5

Peles morenas e morenas escuras que sempre bronzeiam com a exposição solar e raramente sofrem queimaduras. Este fototipo é menos sensível, mas ainda assim precisa de cuidados para evitar as raras ocasiões em que apresenta queimaduras e o câncer de pele. Seu FPS ideal pode variar de 20 a 15. Nunca menos do que isso.

Fototipo 6

Pele negra, que não apresenta sensibilidade à ação dos raios solares por ser totalmente pigmentada. Não sofre queimaduras, mas pode apresentar câncer de pele se não houver a proteção adequada. Use FPS 15 diariamente.

Outros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o protetor solar ideal

Além da classificação dos fototipos, o grau de oleosidade da sua pele também influencia a escolha do protetor solar ideal. Quem tem a pele seca e extra-seca deve optar por produtos que tenham um veículo hidratante, pode ser uma loção ou óleo com essas propriedades. Já as donas de pele mista e oleosa devem escolher um protetor solar que tenha base aquosa ou em gel.

Por fim, a área de aplicação do protetor solar também faz diferença, de modo que os produtos aplicados no rosto devem ser diferentes dos aplicados no corpo. Embora o fator de proteção solar seja o mesmo, é interessante usar protetores com características diferentes para o rosto. Algumas marcas trazem ativos como vitamina C e E, antioxidantes e  anti-idade nas versões faciais dos seus produtos.

Descubra toda a variedade de produtos para o sol da Sephora. Aqui oferecemos o protetor solar certo para a sua pele!