3 Dicas essenciais de maquiagem para pele madura

A pele passa por uma série de transformações através dos anos, fazendo com que a nossa relação com a maquiagem também mude. Parece que, de uma hora para outra, aquela sua base favorita não produz o mesmo efeito de antes, as formas de aplicar o contorno parecem não funcionar tão bem e você sente que a sombra e o delineado já não aparecem tanto quanto há alguns anos. Isso acontece porque a maquiagem para pele madura tem algumas especificidades e atua valorizando o rosto de forma diferente.

Como a nossa missão é deixá-la mais bonita independente de sua idade, reunimos algumas das principais dicas para valorizar os seus traços e mostrar o melhor da sua beleza.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Preparando a pele madura

A pele madura tem algumas características marcantes. A presença de linhas de expressão, pequenas manchas, além da falta de firmeza e hidratação, fazem com que este tipo de pele precise de produtos com propriedades que tratem estes problemas.

Um dos principais cuidados ao preparar a pele madura é optar por produtos com propriedades hidratantes, que deixam a pele mais luminosa. Base e corretivo de texturas líquidas funcionam muito bem em mulheres de pele mais madura, pois criam uma camada uniforme sem acumular nas linhas de expressão.

É muito importante preparar a pele com um hidratante fluido e protetor solar adequados. Não tente pular esta etapa, pois com a pele desidratada, é possível que a sua maquiagem crie um efeito craquelado, acentuando ainda mais as rugas e linhas de expressão. A proteção contra os raios UV é importante para barrar o surgimento de manchas na pele, dispensando a necessidade de carregar no corretivo.

Usar o primer também é fundamental para obter resultados positivos, já que ajuda a preencher e minimizar a aparência dos poros e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme.

Maquiagem para pele madura: texturas e acabamentos

Quanto mais líquidos e leves forem os produtos de maquiagem facial, melhor será o resultado da sua produção. A base e o corretivo (com efeito iluminador, de preferência) podem ter uma textura fluida e cobertura HD, que cobrem as manchas com uma pequena quantidade e sem pesar. Já os produtos em pó criam um efeito mais bonito sobre a pele madura em sua versão solta e mineral, mais leves do que a versão compacta.

As sombras opacas são as melhores para disfarçar ruguinhas e a flacidez das pálpebras, pois são capazes de delinear os olhos com suavidade, ao contrário dos produtos com partículas brilhantes, que realçam a flacidez e as ruguinhas desta região. Você pode optar pelas sombras brilhantes para criar pontos de luz na maquiagem, em regiões como o canto interno dos olhos e o arco das sobrancelhas.

Se você tem aquelas ruguinhas em torno dos lábios é interessante dar preferência aos batons de textura matte e cores claras, pois as versões cremosas e líquidas podem escorrer, marcando os sulcos.

Dicas práticas de maquiagem para pele madura 

Alguns truques de maquiagem ajudam a trazer viço e juventude para a pele madura. Um dos principais segredos para ter um bom resultado final na maquiagem é trazer aquela sensação de pele hidratada e saudável que conquistamos com uma rotina intensa de cuidados.

Um belo truque para criar este efeito é usar um iluminador líquido antes da base, pois assim a sensação é a de que o brilho vem naturalmente da pele. Você pode usar um balm, corretivo ou até mesmo uma base iluminadora antes em áreas estratégicas do rosto, como o alto das maçãs e centro da testa.

Também é importante uniformizar o tom da pele com produtos de textura leve, como base líquida, BB Cream ou um protetor solar com cor, que elimina algumas etapas da maquiagem. A base pode ser aplicada somente no centro do rosto ou nas áreas que precisam de mais cobertura.

Dosar bem a quantidade de produto é importante para evitar o efeito craquelado, que acontece quando a base ou o corretivo se acumulam nas linhas de expressão, reforçando as marcas e rugas. Este problema também pode acontecer em função da textura pesada de alguns produtos e do ressecamento da pele, quando você começa a make sem passar hidratante antes.

Para rejuvenescer o olhar, uma dica é valorizar os cílios superiores com váááááárias camadas de máscara. Os cílios inferiores podem receber uma camada discreta do produto para não pesar. Aposte no lápis nude para a linha d’água, que amplia os olhos e dê profundidade com sombra marrom opaca, tanto na raiz dos cílios quanto no côncavo das pálpebras superiores (essa dica é especialmente valiosa para quem tem as pálpebras mais gordinhas ou flácidas).

As sobrancelhas não podem ficar de lado. Conforme a idade avança, os fios vão ficando mais ralinhos e brancos, fazendo com que as sobrancelhas se afinem. Recupere o desenho natural delas com sombras ou lápis específicos para isso e da cor exata dos fios naturais. O pincel chanfrado é o seu maior aliado nesta missão.

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog e não se esqueça de compartilhar o resultado da sua maquiagem para pele madura no Beauty Board!