Fragrâncias florais: descubra tudo sobre esta família olfativa

 fragrâncias florais rosas

As fragrâncias florais costumam ser as preferidas das mulheres. De modo geral, elas traduzem a feminilidade, naturalidade e suavidade da sua matéria-prima. Rosa, jasmim, lavanda e lírio são algumas das flores campeãs na preferência feminina, contudo essa família olfativa é uma das mais ricas da perfumaria e oferece milhares de combinações.

Para conhecer mais sobre a família olfativa floral, recorremos à classificação exclusiva criada pela especialista em perfumes Renata Ashcar para o livro Brasilessencia: a cultura do perfume.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como surgiram as fragrâncias florais

O hábito de perfumar o corpo remonta ao antigo Egito, quando os Faraós e poucos privilegiados da corte usavam óleos de flores para perfumar o corpo e objetos. A prática de perfumar o corpo também era amplamente utilizada entre os cidadãos nobres do Império Romano.

Foi no Século X que Avicenna, o médico árabe mais famoso de seu tempo, descobriu novas técnicas para destilar óleos de rosas e criar essências perfumadas. Os perfumes passaram a ganhar uma versão mais parecida com o que usamos atualmente.

Só no século XVII que o uso das fragrâncias florais se popularizou. Com o aumento da população e o surgimento dos primeiros centros urbanos, o uso dos perfumes se tornou mais comum e começaram a surgir as primeiras casas especializadas em perfumaria da Europa.

Como são produzidos os perfumes florais

As fragrâncias florais são produzidas a partir da destilação das flores, que têm como resultado um óleo essencial concentrado. Para a produção do perfume, esse óleo floral é misturado com outras essências e com um solvente, normalmente álcool e água destilada.

É a concentração de óleos que classifica o tipo de fragrância, o Parfum e o Eau de Parfum são os mais concentrados e, consequentemente, os mais fortes e que duram mais tempo na pele. Já o Eau de toilette tem concentração média de óleos essenciais, é mais leve e dura um pouco menos. As fragrâncias com menor concentração de óleos essenciais são as colônias.

Características da família olfativa floral

A família floral é uma das favoritas das mulheres e compõe grande parte dos perfumes voltados para o público feminino. As principais flores usadas na perfumaria são as rosas, lavandas, flores brancas, como o jasmim e o lírio, e as violetas. Contudo, essa família olfativa é muito rica e possui inúmeras divisões, tais como:

 

Floral Aquático

Acqua di Gioia Feminino Eau de Parfum

Nesta categoria estão os perfumes feitos com flores aquáticas, como o lírio e a flor de lótus, além das fragrâncias florais que recebem notas marinhas. É uma família olfativa muito moderna e leve.

Acqua di Gioia, de Giorgio Armani, Aqva Divina, da Bvlgari e L’eau d’Issey, de Issey Miyake são alguns dos representantes desta família.

Floral Aldeídico

Calandre Feminino Eau de Toilette

Os aldeídos são substâncias sintéticas que realçam as notas olfativas das flores, foi usado em um perfume pela primeira vez no icônico Chanel nº 5. As fragrâncias aldeídicas normalmente são encorpadas e densas, feitas para pessoas clássicas.

Calandre, de Paco Rabanne, Algodão, da Korres e o First, de Van Cleef & Arpels são representantes modernos desta categoria.

Floral Amadeirado

212 Masculino Eau de Toilette

Grande parte das fragrâncias florais masculinas estão nesta categoria, que mistura a base almiscarada com a opulência das madeiras e facetas florais, normalmente de flores como a violeta, frésias e gerânios.

O 212 Men, de Carolina Herrera, o Bvlgari Pour Homme, o Dior Homme e L’Homme de Yves Saint Laurent são os principais perfumes desta categoria.

Floral de Flores Brancas

Anais Anais Feminino Eau de Toilette

As flores de laranjeira, jasmim, lírio e tuberosa são as grandes protagonistas desta família. Os perfumes de flores brancas podem ser delicados e leves ou intensos e sensuais dependendo da combinação.

Seus principais representantes são: Anaïs Anaïs, da Cacharel, Glow by J.Lo, Glam Jasmine, de Michael Kors e Poison, da Dior.

Floral Frutal

J'adore Feminino Eau de Parfum

Os perfumes florais frutais possuem o lado feminino de flores como a rosa e a peônia, mas com um lado vibrante e levemente adocicado de frutas suculentas, como a lichia, maçã, pêssego, pera, damasco e frutas vermelhas.

A maior parte das fragrâncias favoritas das brasileiras está nesta categoria. J’Adore, da Dior,  Miss Dior Absolutely Bloomin, 212, de Carolina Herrera, La Petit Robe Noir, da Guerlain e Light Blue, da Dolce & Gabbana e  o Be Delicious, da DKNY são os representantes mais famosos desta categoria.

Floral Rosa Violeta

Chloé Feminino Eau de Parfum

São perfumes delicados e femininos que destacam as notas das rosas e das violetas, criando uma fragrância aveludada e extremamente feminina. Os principais representantes dessa família são: Chloé Eau de Parfum, Rosa Nobile da Acqua Di Parma e  Stella, de Stella McCartney.

Floral Verde

Be Desired Feminino Eau de Parfum

Que tal misturar a feminilidade das flores com as notas frescas de grama recém cortada? Essa é a proposta dos perfumes florais verdes.  Eles são perfeitos para o verão e as principais fragrâncias dessa categoria são: Be Desired, da DKNY, Daisy, de Marc Jacobs, e The Girl, de Tommy Hilfiger.

A Sephora conta com a melhor seleção de fragrâncias florais do mercado. Confira as nossas marcas exclusivas e adquira já o perfume que é a sua cara!