Guia essencial de cuidados com o corpo no inverno

aprenda quais são os principais cuidados com o corpo no invernoA temporada de inverno começa a dar as caras no Brasil e, com ele, novas necessidades na rotina de cuidados com o corpo. O tempo frio e seco faz com que a pele fique mais ressecada e sensível, precisando de produtos específicos para ficar mais bonita e hidratada.

Os cabelos também apresentam um ressecamento maior, frizz e até mesmo enfraquecimento nesta época do ano. Para te ajudar a manter pele e cabelo saudáveis durante a estação mais fria, listamos algumas dicas fundamentais que deixarão a sua rotina de beleza muito mais completa e adequada para a estação.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como as baixas temperaturas afetam a sua beleza

O frio atinge o corpo de diversas formas, a mais evidente é a perda de calor através de vapor de água (é por isso que em dias muito frios o vapor sai da nossa boca quando falamos). Esse processo acontece em todo o corpo, deixando a pele e os cabelos mais ressecados.

Associe esse fenômeno aos longos banhos quentes e a tendência de beber menos água no período frio, e temos uma receita pronta para fazer o corpo sofrer bastante com a desidratação.

As temperaturas mais baixas também são responsáveis pela constrição dos vasos capilares, o que deixa a pele com uma aparência mais opaca, perdendo um pouco do seu brilho e viço naturais.

Como está mais ressecada, a pele também perde a sua elasticidade, aprofundando alguns sinais do envelhecimento, como rugas e linhas finas. O ressecamento causa também unhas mais fracas, couro cabeludo sensível e propenso à caspa e lábios com rachaduras e descamação.

Como prevenir e combater os efeitos do frio com uma rotina de cuidados com o corpo adequada

A boa notícia é que dá para combater os principais problemas relacionados às baixas temperaturas. Potencializar a hidratação e cuidar da alimentação são algumas dicas básicas. Contudo, você pode focar em tratamentos específicos para cada região do corpo e obter resultados ainda melhores.

Cuidados com a pele durante o inverno

A pele é o órgão que mais sofre com as agressões do frio. Ela perde grande parte da hidratação quando é exposta a temperaturas baixas. Com isso, ela apresenta perda de elasticidade, descamação e opacidade.

Para evitar esses problemas você deve colocar a sua principal meta da temporada na hidratação. Além de tomar muita água e evitar banhos muito quentes, invista em um hidratante potente, específico para as necessidades do seu tipo de pele, e use diariamente logo após o banho, antes mesmo de sair do banheiro. Assim, ele cria uma camada protetora sobre a pele contendo a água lá dentro por mais tempo.

Para regiões naturalmente mais ressecadas, como pés, cotovelos e joelhos, vale investir em uma manteiga corporal ou num creme mais potente, com ureia ou manteiga de karité na composição.

Cuidados com os lábios

Os lábios sofrem muito com o frio, pois estão expostos quase que permanentemente. Por isso é comum que eles apresentem descamação e até rachaduras durante o inverno.Para evitar esse problema é importante manter a pele dos lábios sempre bem hidratada.

Abuse dos balms e leve um sempre com você para reaplicar ao longo do dia. Não caia na tentação de passar saliva nos lábios. Embora essa técnica apresente um alívio temporário, ela contribui para um ressecamento ainda maior da pele dos lábios.

Unhas e cabelos: como revitalizá-los

Não é só a pele que sofre com os efeitos do frio. Unhas e cabelos também são afetados pela queda da temperatura e alteração dos nossos hábitos durante a estação. Então, nada de descuidar dessas partes do corpo, hein!

Os cabelos também sofrem durante a temporada de frio: a água quente que usamos para tomar banho, o intenso uso do secador nesta época do ano, o fato de beber menos água e o consumo de alimentos mais gordurosos contribuem para o enfraquecimento dos fios.

As consequências você já conhece: frizz, ressecamento, descamação do couro cabeludo, aumento da oleosidade por causa do efeito rebote (quanto mais seco o couro cabeludo, mais o corpo entende que precisa aumentar a produção de oleosidade para compensar) e pontas duplas.

Unhas também são vítimas da falta de hidratação neste período. Como estão sempre expostas ao frio, perdem muita umidade e ficam mais fracas e quebradiças. As cutículas também ressecam e podem descamar, deixando aquelas pelinhas incômodas nas extremidades dos dedos.

Reforçar a hidratação com produtos específicos para cada parte do corpo é fundamental para manter a beleza nos dias frios. Use cremes e óleos específicos para o seu tipo de cabelo e faça um spa de unhas pelo menos a cada duas semanas para manter o visual mais bonito.

Evite tirar as cutículas ou empurrá-las com materiais metálicos neste período. Como elas estão ressecadas, invista em ceras e hidratantes específicos para elas e aplique todos os dias, sempre que lavar as mãos. Evite usar acetona para retirar o esmalte e abuse das bases fortalecedoras e produtos de tratamento para as unhas.

Já para melhorar o aspecto dos cabelos, use um hidratante específico para as necessidades do seu fio semanalmente. No dia da hidratação lave os cabelos com shampoo antirresíduos e água morna. Depois é só aplicar o hidratante, deixar pelo tempo indicado pelo fabricante e enxaguar com água mais fria possível. Isso vai fazer com que as cutículas capilares se fechem, aumentando o brilho e disciplinando o cabelo.

Unhas e cabelos são as áreas do corpo mais afetadas pela mudança na alimentação. A falta de vitaminas e minerais durante o inverno pode prolongar os problemas na aparência de ambos, por isso é importante continuar consumindo legumes e verduras durante a temporada de frio. Mesmo que você abra mão da salada, é importante reforçar o consumo de legumes cozidos em pratos quentes. Sopas e caldos são boas opções para a temporada.

E você? Tem um truque específico para passar a temporada de inverno mais bonita? Conte para nós! E não se esqueça de compartilhar os seus looks para a temporada no Beauty Board!