Guia essencial de cuidados diários com a pele

Não importa a sua idade ou as necessidades da sua pele. Todas nós precisamos seguir uma rotina de beleza para manter a pele saudável e radiante. Manter a disciplina de cuidados diários com a pele é fundamental para retardar o surgimento dos sinais do envelhecimento, manter o viço e a elasticidade da pele e precisar de menos maquiagem para ficar satisfeita com a sua aparência no dia a dia.

Por isso separamos dicas essenciais para que você tenha a pele bem cuidada em todas as fases da sua vida.  

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Cuidados diários com a pele antes dos 20 anos 

É na adolescência que começamos a nos preocupar com a aparência da pele e a investir em uma rotina de beleza com cuidados diários com a pele. Os hormônios que trazem as mudanças no corpo também agem na derme, trazendo incômodos como o aumento da oleosidade, surgimento de espinhas e vermelhidão.

Manter uma rotina de limpeza, tonificação, hidratação e proteção contra os raios solares é fundamental para minimizar estes problemas e também pode ser considerado um investimento de longo-prazo, afinal, é neste período que a maior parte das manchas de sol (que vão aparecer só lá depois dos 40) começa a se formar nas camadas mais profundas da pele.

O ideal é lavar o rosto pela manhã, antes de sair de casa, e à noite, antes de dormir, com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Uma vez ao dia, use um tônico facial para retirar as impurezas mais difíceis e os resíduos dos produtos que passou na pele.

Após a sua rotina de limpeza e tonificação é hora de tratar e proteger a pele. Pelo menos trinta minutos antes de sair de casa é recomendado que você aplique um protetor solar oil free (leve com você para reaplicar depois de algumas horas). Se você se incomoda com a vermelhidão das espinhas e quer escondê-las, pode optar por um protetor solar com cor ou um BB Cream que ofereça um alto fator de proteção.

O hidratante também é fundamental para evitar o efeito rebote, que acontece quando você deixa a pele tão limpa e sequinha que ela começa a produzir ainda mais oleosidade para compensar a falta de lubrificação. Aplique pelo menos uma vez ao dia, antes do protetor solar e sempre que sentir a pele muito ressecada. As opções sem óleo são as mais adequadas para evitar problemas com espinhas.

 Entre 20 e 30 anos os cuidados com a pele se intensificam 

Nesta fase da vida você provavelmente já se livrou das espinhas (ou pelo menos da maior parte delas) e a sua pele parece ter encontrado certo equilíbrio. Mesmo assim os cuidados diários de limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar continuam.

Se você  usa maquiagem com uma frequência maior, é importantíssimo criar uma disciplina praticamente religiosa para retirar os produtos da pele todos os dias. Esta etapa é fundamental para manter a jovialidade da pele.  

Esta idade é perfeita para começar a prevenir os sinais do envelhecimento. A sua pele tem firmeza e viço, por isso você não precisa investir em produtos tão potentes para garantir a saúde da pele. O ideal é apostar em produtos preventivos, com vitamina C e propriedades antioxidantes, que prolongam a saúde das células e adiam as primeiras linhas de expressão.

Lá pelos 25 anos você pode começar a perceber pequenas linhas na região dos olhos, que é a primeira a manifestar os sinais do envelhecimento. Por isso vale a pena potencializar o tratamento da área com produtos específicos para a região e para as necessidades que o seu dermatologista identificar. A Sephora possui linhas de tratamento específicos para diversos problemas que podem acometer a região dos olhos: anti-olheiras, anti-idade e BB Creams estão entre os principais.

 Rotina de tratamento após o 30 

Na terceira década da sua vida as células da pele começam a perder a capacidade de renovação, produção de colágeno e de melanina. Com isso, pequenas rugas e problemas de pigmentação podem surgir.

Com uma rotina de cuidados diários com a pele você pode adiar ou até mesmo evitar esses problemas por mais de uma década. Para isso é necessário turbinar o tratamento com produtos que tenham propriedades anti-idade.

A proteção solar tem importância estratégica nesta fase da vida, ela não só evita a formação de sardas e melasma, como também impede a degradação do colágeno, proteína responsável pela firmeza e elasticidade da tez. Escolha um protetor com propriedades que beneficiam o seu tipo de pele: hidratante para as ressecadas, oil free para quem enfrenta problemas com oleosidade, clareadores para quem sofre com as manchas.

Você também pode incluir esfoliações semanais na sua rotina de beleza, pois isso retira as camadas de células mortas, que demoram mais para ser eliminadas pelo corpo a partir dos 30 anos. Assim você começará a perceber a pele mais viçosa e com brilho natural.

O ideal é que você inclua na sua rotina um creme anti-idade com ácido hialurônico ou retinol para retardar a formação de rugas, que começam a ficar visíveis. Aposte em hidratantes com esses ingredientes para potencializar os cuidados diários.

Manutenção da beleza após os 40 anos 

Quando a mulher chega à faixa etária dos 40 anos, percebe a intensificação dos problemas que começam a surgir uma década antes. Nesta idade as manchas, rugas e linhas de expressão se aprofundam e a mulher começa a perceber a perda de volume nos lábios e maçãs do rosto, além de notar as mudanças nos contornos da face, sobretudo do maxilar, por causa da flacidez da pele.

Os produtos do nécessaire básico, como o sabonete facial, tônico, hidratante e protetor solar, podem ser substituídos por versões com propriedades anti-age, além dos indispensáveis tratamentos. Isso porque após os 40, os efeitos dos tratamentos se tornam muito mais visíveis e fazem uma diferença incrível na pele e na aparência.

Investir em cremes que potencializam a produção de elastina e colágeno ajudam a manter a firmeza do rosto é um dos cuidados diários com a pele básicos. Também é interessante começar a usar fórmulas clareadoras, mesmo que não apresente muitas manchas visíveis, assim você previne o aparecimento das sardas e melasmas que estão em camadas profundas da derme.

Gostou dessas dicas? Quer testar? Então compartilhe com gente na área de comentários e mostre os seus looks no Beauty Board!