Guia de tratamento dos lábios

guia de tratamento para os lábios

A pele sofre bastante com a ação de agentes externos. Sol, poluição, vento, entre outros fatores, são os principais responsáveis pelo ressecamento e perda de viço da pele. E a região da boca é uma das primeiras a apresentar sinais. Confira quais são as principais causas e tratamentos para os lábios e nunca mais fique com a pele rachada ou ressecada nesta região.

O que causa o ressecamento dos lábios?

Os lábios apresentam ressecamento e descamação em função da falta de água e componentes emolientes. Como a pele é bem fininha, acaba retendo menos esses ativos, que evaporam, sobretudo em momentos de sol ou frio intensos, causando o ressecamento.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Alguns fatores podem influenciar na rapidez com que os lábios ficam ressecados e danificados, como o hábito de passar saliva pelos lábios, respirar pela boca ou até mesmo a falta (ou excesso) de vitaminas contribuem para que os lábios aparentem maior ressecamento ao longo do dia.

Doenças como a psoríase ou o câncer também contribuem para lábios mais ressecados. Isso acontece, no primeiro caso, pois a psoríase causa descamação geral na pele e, no segundo, em função do tratamento com radioterapia, que acelera a evaporação da água das camadas mais próximas da pele.

Os melhores tratamentos para combater o ressecamento dos lábios

Manter uma rotina de cuidados com os lábios é uma medida eficaz para a combater o ressecamento da pele e a sua consequente descamação, que podem causar muito desconforto. Os passos são bem parecidos com os de cuidado com a pele.

 Limpar

Não é porque o seu batom saiu quase completamente na hora do almoço, que no fim do dia você não vai limpar os lábios com demaquilante.  Essa medida é importante pois muitos batons, sobretudo os de longa duração apresentam composição com elementos que contribuem para o ressecamento dos lábios.

Esfoliar

Pelo menos uma vez por semana é importante esfoliar a pele dos lábios. Isso evita que as células mortas acumulem e formem pequenas casquinhas na superfície da boca. Você pode usar um creme específico para a região ou então usar o seu esfoliante facial.

Hidratar

O hidratante labial é fundamental para a saúde da pele dos lábios. Você pode usar dois: um leve, para usar sempre antes do batom e um potente, que você pode usar todos os dias antes de dormir, fazendo assim, com que a pele fique sempre macia e hidratada.

O que você achou dessas dicas? Compartilhe a sua opinião conosco!