Como usar maquiagem com batom vermelho em todas as ocasiões?

Quando o assunto é colorir os lábios não tem discussão… Somos apaixonadas por maquiagem com batom vermelho! Esta cor, uma das mais antigas a ser usada para fins cosméticos, reina como um clássico absoluto da beauté. E não é para menos, o batom vermelho já era ícone no tempo dos Faraós. A rainha Nefertiti, do antigo Egito, foi uma das primeiras pessoas retratadas usando os lábios desta cor.

A maquiagem com batom vermelho é versátil e pode ser usada em diversas ocasiões. Ele pode ser o protagonista do seu visual, no famoso look boca-tudo-olho-nada ou fazer composição com sombras esfumadas, delineador marcado (com traço gatinho, bem pin-up, ou gráfico, suuuper moderno) e muita máscara de cílios sem medo de parecer over. O segredo é criar contraste e investir no carão para segurar o visual.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

 Maquiagem com batom vermelho para o dia

O batom vermelho é muito versátil para o dia a dia. Ele levanta um visual apagado instantaneamente, compor uma maquiagem clássica ou ainda ser usado só para dar uma cor aos lábios.

Se você quer um visual básico para o trabalho, pode investir no batom vermelho matte e completar a make com uma pele iluminada e sombra marrom esfumada, marcando o côncavo e a pálpebra móvel.

Mas quando a ocasião é um pouco mais formal, como brunches, festas de batizado, cerimônias de colação de grau ou casamentos que acontecem pela manhã, você pode caprichar um pouco mais. O batom vermelho fica bonito em uma maquiagem clássica, com certo destaque para os olhos.

As adeptas das makes marcantes podem apostar em um esfumado preto no canto externo dos olhos e muita máscara de cílios para completar o visual com batom vermelho. O ideal para o dia é usar sombras opacas para deixar o look elegante.

Maquiagem com batom vermelho para a noite

Quando o sol se põe, dá licença para você brilhar. É nesta hora que você está livre para criar visuais impactantes, com muito brilho, sombras escuras e contorno bem-feito para combinar com o seu batom vermelho.

Você pode ousar e escolher tons mais fechados de vermelho, puxados para o bordô ou ainda conquistar um visual marcante com tons abertos e icônicos. É sucesso garantido!

Um verdadeiro clássico da maquiagem para noite é a combinação de batom vermelho e olho esfumado preto. Esta make é perfeita para as mulheres mais ousadas, que não têm medo de destacar todas as partes do rosto. Para ficar elegante, escolha produtos com acabamento opaco para obter um resultado mais sofisticado, já que o destaque todo é para as cores do visual.

Quem gosta de destacar os lábios pode optar por sombras mais claras, como o dourado, que fica bem em todos os tons de pele, ou o marrom, que deixa o esfumado mais sutil. Tons claros puxados para o rosado ou o nude também ficam incríveis com batom vermelho. Para destacar o olhar não se esqueça de investir em um bom delineador e muita máscara para cílios.

Como passar o batom vermelho com perfeição

Destacar os lábios com batom vermelho uma das formas mais fáceis de garantir um visual feminino e impactante. Para garantir um resultado perfeito você pode acompanhar os seguintes passos:

  1. Comece esfoliando os lábios com uma loção específica para isso. Se você é adepta das fórmulas caseiras, uma mistura de açúcar refinado e mel cumprem esta função. Aplique com as mãos e faça movimentos circulares para retirar as células mortas.
  2. Passe um hidratante labial por toda a superfície e espere secar.
  3. Com um lápis ou delineador labial, desenhe o contorno e preencha toda a extensão dos lábios. Isso garante a durabilidade da cor e evita que o batom escorra.
  4. Depois é só aplicar o batom. Você pode passar o bastão direto sobre os lábios ou então usar um pincel específico para isso. A segunda opção demora mais, mas garante um controle muito maior na aplicação, evitando borrados.
  5. Se você gosta de textura matte e quer aumentar ainda mais a durabilidade da make, passe um pouco de pó translúcido para finalizar. Coloque um lencinho de papel sobre os lábios e aplique o pó sobre o lenço. Pronto, você já pode se jogar na festa que o batom vai durar por horas!

Quer ter mais ideias para criar um visual criativo feito com batons que combinem com a sua personalidade? Confira nosso Guia de Batons e descubra as infinitas possibilidades que este ícone da maquiagem pode proporcionar à sua beleza!