Maquiagem passo a passo: como criar o look perfeito

Aprender a fazer um olhão esfumado, lábios impactantes e uma pele perfeita é uma das maiores ambições de quem está começando a se maquiar. Por isso elaboramos um tutorial completíssimo para você criar a sua maquiagem passo a passo com a gente.

Um dos visuais mais versáteis e fáceis de reproduzir é a maquiagem com olho esfumado, batom delineado e pele perfeita. Uma vez que você tenha dominado toda a técnica para criar esta maquiagem, poderá adaptá-la para usar em festas, cerimônias, jantares especiais e até mesmo para o trabalho ou para o dia a dia, dependendo das cores que preferir usar.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Maquiagem passo a passo: por onde começar? 

Se você é iniciante no mundo dos pincéis e não tem muita habilidade na hora de usar as sombras, é melhor começar justamente pela maquiagem dos olhos. Isso evita que as partículas de sombra caiam sobre a pele do rosto já preparada, te obrigando a retirar tudo e refazer a maquiagem.

Como fazer o olho esfumado

Criar uma maquiagem com olho esfumado é relativamente fácil, são poucos passos para a completar o visual e, conforme você vai adquirindo prática, mais controle terá sobre o resultado final. A nossa sugestão é começar a praticar com tons básicos, como o preto e o marrom, que combinam com tudo, mas você pode usar qualquer cor que preferir.

Equipamentos essenciais

 Passo 01 

Comece aplicando um primer específico para a região dos olhos em toda a pálpebra, indo da raiz dos cílios até a raiz das sobrancelhas. Isso garantirá uma durabilidade maior para a sua maquiagem, reforçando também a pigmentação das sombras.

Espalhe o produto conforme a indicação do fabricante. Você pode usar os dedos ou um pincel de corretivo para fazer isso. O importante é que fique uma camada fina e uniforme em toda a pálpebra e raiz das sobrancelhas.

 Passo 02 

Com a pálpebra preparada, é hora de começar a aplicação das sombras. Com um pincel fofinho, específico para esfumar, vá depositando a sombra preta por toda a pálpebra móvel com batidinhas leves, de modo que toda a pálpebra fique bem coberta com a sombra preta.

Passo 03 

Para criar o efeito esfumado, você vai usar a sombra marrom em vez da preta. Aplique o tom de marrom nos limites da sombra preta, marcando o côncavo dos olhos (aquele espacinho entre o globo ocular e o osso da sobrancelha), em movimentos de “vai e vem”.  Esse passo é importante porque o que deixa o esfumado bonito é o degradê entre o preto e o seu tom de pele. O marrom é perfeito para fazer essa transição. Se você tentar com a sombra preta, o efeito será cinza.

Passo 04 

Quando o esfumado estiver finalizado, com uma transição perfeita entre a sombra preta e marrom, é hora de finalizar a maquiagem. Use a sombra preta para delinear a pálpebra inferior dos olhos e passe o lápis na linha d’água. Dê acabamento aos cílios aplicando bastante máscara.  

Como preparar a pele 

Com os olhos prontos, você pode partir para o restante da maquiagem. Limpe muito bem os resquícios de sombra que possam ter caído sobre o rosto e comece a preparação da pele. Comece aplicando hidratante e protetor solar em todo o rosto e inicie o passo a passo:

 Equipamentos essenciais

 Passo 01  – Primer

Com a pele limpa e hidratada, aplique o primer em todo o rosto com as mãos ou um pincel de base. O primer tem como função uniformizar a textura da pele, fechando poros e suavizando pequenas linhas de expressão que você possa ter. A durabilidade da maquiagem também é reforçada por este produto, que segura a oleosidade da pele.  Tome cuidado com a área dos olhos para não estragar o esfumado já feito!

Passo 02 – Base 

Aplique a base em pequenas gotas sobre todo o rosto e espalhe com ajuda de uma esponja ou pincel. Comece aplicando o produto do centro do rosto para fora, polindo bem a pele até que o aspecto seja natural e a base seque completamente. Aproveite esse momento para corrigir qualquer errinho na make dos olhos.

Passo 03 – Corretivo

Aplique o corretivo para corrigir as imperfeições que ainda persistirem, como marcas de espinhas, manchas e olheiras mais escuras. Use os dedos ou um pincel de corretivo para aplicar o produto e esfumar as bordas. O importante é manter um resultado natural, por isso nada de exagerar no produto –o ideal é aplicar uma camada bem fininha de corretivo!

Passo 04 – Contorno

O contorno é o próximo passo. Para fazê-lo, use uma base cremosa ou em bastão poucos tons mais escuros do que a cor da sua pele. Aplique com um pincel nos locais onde deseja criar a sensação de profundidade. Abaixo do osso das bochechas, na raiz dos cabelos, laterais do nariz e linha do maxilar são locais estratégicos que deixam o rosto mais anguloso. Para deixar o efeito bem natural, esfume muito bem com o pincel, deixando somente uma sombra.

Passo 05 – Blush

Para aplicar o blush, use o contorno como base. O local certo para passar o blush é sobre as maçãs do rosto. Quando você sorri as bochechas ficam gordinhas nas laterais do nariz –é nesse ponto que você deve posicionar o pincel. Depois é só puxar no sentido do contorno para mesclar as cores.

Passo 06 – Pó

Para finalizar a pele e fazer a maquiagem durar mais, aposte no pó translúcido. Aplique somente nas áreas onde sente oleosidade na pele, assim você garante maior durabilidade do visual.

A vez dos lábios 

Para fazer uma boca incrível é importante dedicar tempo e atenção a ela. É possível aumentar ou diminuir visualmente o volume dos lábios, redesenhar o contorno dos lábios para um formato mais perfeito. Tudo isso usando um pequeno arsenal de maquiagem.

Equipamentos essenciais 

Passo 01 – Corretivo 

Comece a maquiagem dos lábios apagando a cor natural e o contorno com o corretivo. Essa medida é importante por três razões: ela neutraliza a cor natural dos lábios, mostrando a cor real do batom; apaga o contorno natural da boca, permitindo que você faça um desenho com o efeito que te agrade (mais ou menos volumoso, com ângulos mais acentuados…); e, por fim, o aumento da durabilidade da cor.

Passo 02 – Delineador

Com os lábios já apagados, faça o contorno com o delineador. Comece marcando o arco do cupido, desenhando um X no centro do lábio superior, depois marque o centro do lábio inferior e os cantinhos da boca, desenhando um pequeno V de cada lado. O contorno dos lábios deve ligar esses pontos. Preencha todo o lábio com o delineador para deixar o resultado mais uniforme.

Passo 03 – Batom 

Você pode aplicar o batom de diversas formas: passando a bala direto sobre os lábios para conseguir o máximo de cor, com um pincel para criar uma camada mais fininha e precisa nos lábios ou com os dedos se a sua vontade é só dar uma cor leve aos lábios sem precisar de muita definição.

 Passo 04  – Corretivo 

O corretivo entra em cena novamente para corrigir possíveis erros no contorno dos lábios. Aplique em volta do batom e esfume para corrigir o traço do delineador e dar mais destaque aos lábios. Use um corretivo iluminador nas áreas que você deseja deixar mais volumosa.

Passo 05 – Pó translúcido

Este passo é fundamental para quem não conta com um batom de longa duração ou quer deixa-lo com um efeito matificado. Coloque um lenço de papel sobre os lábios e passe um pincel com pó translúcido sobre ele. Assim você impede que o batom escorra e também aumenta a durabilidade dele.

Gostou desse passo a passo? Fique atenta à nossa tag de Maquiagem Passo a Passo e fique por dentro de novos tutoriais com técnicas exclusivas para te deixar ainda mais bonita!