O pincel certo faz toda diferença

Como muita gente tem dúvidas sobre qual o pincel ideal para cada produto e como fazer para limpá-los, hoje temos um post que vai solucionar vários problemas de vocês! Vou falar sobre pincéis!

Eu costumo dizer que o pincel certo faz toda a diferença no resultado final de uma maquiagem.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

É super legal ter uma base de qualidade, o corretivo correto para o seu tom de pele, sombras básicas e ultra coloridas, mas o pincel adequado para aplicar cada um desses itens é tão importante quanto.

Então hoje eu vou explicar quais são os principais pincéis para fazer um look incrível e explicar para que eles servem.

BASE:

M.A.C. 190 Foundation Brush

O Pincel de base normalmente é feito de fibras artificiais ou naturais misturadas com as artificiais.

O modo correto de usar é aplicar a base no dorso da mão ou em alguma superfície lisa e depois aplicar a base no rosto com o pincel. Os movimentos são do centro do rosto para fora, em uma camada muito leve.

É muito importante lavar bem os pincéis depois de usá-los. O pincel deve ser limpo com produtos específicos para isso ou até mesmo lavados com água morna e sabonete líquido neutro.

CORRETIVO:

M.A.C. 195 Concealer Brush

O pincel usado para aplicar o corretivo também é de cerdas artificiais, o que ajuda a espalhar melhor o produto.

Eles são mais durinhos e com as cerdas menores do que os de base.

A forma de lavar é a mesma.

PÓ FACIAL:

M.A.C. 134 Large Powder Brush

M.A.C. 182 Buffer Brush

M.A.C. 129 Powder/Blush Brush

Os pincéis para aplicar pó facial têm uma variação maior. Eles são de cerdas naturais e cada tamanho é adaptado para o formato do rosto e a função dele.

Os pincéis maiores, com mais cerdas são melhores para aplicar pó solto em todo o rosto. Eles têm uma área de aplicação maior, facilitando o acabamento com o pó.

Já os pincéis de pó facial de menos cerdas são melhores para áreas específicas. Por exemplo, se você quer utilizar o pó bronzeador para afinar o rosto, ou pó iluminador na área das têmporas. Para isso utilize um pincel menor. O resultado é muito melhor.

Esse tipo de pincel deve ser lavado com produtos específico para isso ou uma solução caseira que eu faço e dá super certo: lavar em água corrente na temperatura morna com shampoo e condicionador. Depois deixe secar sob uma toalha de rosto em um lugar com ventilação. Normalmente seca de um dia para o outro. Apenas uma observação, não use secador!  Isso pode fazer com que os pelos queimem.

BLUSH:

M.A.C. 168 Large Angled Contour Blush

Os pincéis para blush também são de cerdas naturais. O ideal é que eles sejam chanfrados (com o corte das cerdas na diagonal). Assim facilita e muito na hora do acabamento perfeito da aplicação do blush.

Na hora de lavar, faça o mesmo procedimento do pincel para pó facial.

SOMBRA:

M.A.C. 213 Fluff Brush

M.A.C. 224 Tapered Blending Brush

M.A.C. 217 Blending Brush

Os pincéis para aplicar sombra seguem a mesma linha de raciocínio. Existem vários formatos para melhor aplicar a sombra, seja ela em pó ou não. Eles também são feitos de cerdas naturais.

Os com mais cerdas e mais longas são indicados para aplicar em áreas maiores e para misturar mais as cores.

Os com menos cerdas e mais curtinhas, são melhores para aplicar a sombra em um lugar mais específico, como por exemplo, marcar o côncavo. O ideal é ter pelo menos um de cada.

Para lavar use o mesmo procedimento dos pincéis para pó facial.

PINCEL PARA ESFUMAR:

M.A.C. 219 Pencil Brush

Sabe aquele truque de esfumar a sombra ou lápis bem rente a linha dos cílios? Esse pincel é ideal para isso!

Muitos lápis vêm com aquela borrachinha na outra ponta, mas o pincel de cerdas naturais dá um melhor acabamento.

Para lavar, mesmo procedimento: água morna, shampoo e condicionador.

PINCEL PARA DELINEAR:

M.A.C. 208 Small Angled Brow Brush

M.A.C. 212 Flat Definer

M.A.C. 209 Eyeliner Brush

Para aplicar o delineador ou uma sombra molhada ou pastosa, os melhores pincéis são os mais fininhos e precisos.

Os pincéis achatados e chanfrados são ideais para sombra molhada. Já o pincel bem fininho ajuda e muito na hora de aplicar o delineador.

LÁBIOS:

M.A.C. 316 Lip Brush/Covered Brush

M.A.C. 318 Retractable Lip

Para quem gosta e costuma usar batons de cores mais escuras como os rosas e vermelhos, sabe o quanto o pincel para os lábios é ultra importante nessa hora.

Ele faz toda a diferença na hora de aplicar o batom. Além de fazê-lo durar bem mais, pois espalha melhor e aplica uma menor quantidade, obter um resultado perfeito de lábios super bem contornados, só é possível mesmo com o pincel.

Eu aconselho mesmo investir em um estojinho de pincéis. Você vai ver que sua maquiagem terá um acabamento muito mais sofisticado! E cuidado bem deles, da maneira correta, eles duram muitos anos.