Descubra o que é temperamento de beleza e como isso influencia na sua imagem pessoal

Quem nunca foi ao cabeleireiro inspirada no corte ou na cor do cabelo de alguma celebridade e depois descobriu que aquele penteado não ficava bem em você? Este equívoco, bastante comum, acontece porque existem diferentes tipos de beleza que têm harmonia com determinadas cores e formas. Os visagistas associam estes diferentes tipos com um determinado temperamento de beleza.

São quatro temperamentos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Eles são baseados em uma teoria da Grécia antiga que associava as belezas aos quatro elementos da natureza.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Conheça os diferentes temperamentos de beleza

Os quatro temperamentos têm características específicas e trazem traços, formas e cores predominantes, que podem ser usadas para criar uma imagem harmoniosa. Conheça a fundo cada característica deles.

Temperamento sanguíneo:

A pessoa de temperamento sanguíneo é extrovertida e dinâmica. Sabe aquela sua amiga que sempre chega arrasando, esbanja alegria e se entusiasma com tudo? Provavelmente tem esse tipo de beleza. Pessoas de temperamento sanguíneo também costumam fazer diversas coisas ao mesmo tempo e raramente terminam o que começam.

Os traços responsáveis por causar esta impressão são os diagonais. A beleza sanguínea é caracterizada por rostos hexagonais ou losangulares. Com maçãs destacadas, boca larga e nariz pronunciado, este tipo de rosto demonstra iniciativa e dinamismo. A sua cor é o amarelo.

Temperamento melancólico

Pessoas com temperamento melancólico são sensíveis, introvertidas e sofisticadas. De cara, transmitem a sensação de calma e eficiência. Normalmente são reflexivos e têm inclinação para as artes ou para o estudo científico, já que são organizadas e perfeccionistas por natureza.

O rosto melancólico é caracterizado por olhos grandes e de pálpebras semicerradas. O nariz aponta para baixo e é fino, com narinas alongadas. Os traços são delicados e a forma predominante do rosto é a oval, olhos e boca formam curvas suaves e não pesam no rosto, onde tudo é delicado. A cor que define este tipo de beleza é o azul.

Temperamento colérico

Cheias de atitude, pessoas de beleza colérica esbanjam autoridade. São poderosas, fortes e determinadas. O olhar é intenso e eles transmitem muita energia, embora pareçam mais explosivos e tirânicos.

Esta beleza é caracterizada pelos traços retos. O rosto é retangular ou quadrado, o queixo pronunciado, olhos grandes e lábios grossos. A atriz Angelina Jolie é uma das principais representantes deste temperamento de beleza. A cor desse tipo de beleza é o vermelho.

Temperamento fleumático

Sabe aquelas pessoas que só de conversar um pouco já fazem você se sentir em paz? Elas provavelmente têm um temperamento de beleza fleumático. Pessoas com este tipo de beleza passam a impressão de serem abnegadas, flexíveis, diplomáticas e serenas.

Também aparentam ser pouco ambiciosas e mais altruístas, já que o seu rosto é sereno, por vezes é enigmático também. As formas são arredondadas e delicadas e a cor mais adequada para quem tem este tipo de beleza é o roxo.

Como descobrir o seu temperamento de beleza

Todos nós temos elementos no rosto que se referem a um ou mais temperamentos de beleza, e é normal se identificar com mais de um deles. A atriz Meryl Streep, por exemplo, tem os quatro temperamentos equilibrados em seu rosto, uma vantagem que, com certeza, facilita a sua caracterização para os personagens.

Normalmente temos um ou dois temperamentos predominantes no rosto. A boa notícia é que é possível manipular estas características de maneira estratégica, o que pode colaborar com a impressão que você passa para as pessoas.

Alguém que precisa demonstrar autoridade pode se beneficiar de uma aparência de temperamento colérico, já quem trabalha em setores onde o dinamismo é importante ganha vantagens ao destacar características sanguíneas em sua aparência, já os profissionais de áreas relacionadas ao cuidado de pessoas, como professores infantis e enfermeiros, tendem a se beneficiar de traços de aparência melancólicos. Diplomatas e profissionais envolvidos constantemente em negociações, por sua vez, ganham quando exploram características do temperamento fleumático, por exemplo.

Para descobrir quais são os temperamentos de beleza predominantes em seu rosto é interessante consultar um profissional qualificado, como um hairstylist ou maquiador com formação em visagismo ou um consultor de imagem.

A Sephora te ajuda a explorar o máximo da sua beleza, oferecemos três Beauty Classes diferentes em todas as nossas lojas. Lá você aprende como criar maquiagens para o dia e para a noite, além de técnicas de contorno e iluminação que valorizam o seu visual de maneira personalizada! Para marcar é só ligar na loja mais próxima a você!