Aprenda a deixar a pele sem rugas e com mais firmeza

Um dos principais sinais do envelhecimento é a formação das rugas. Essas temidas linhas se formam nos pontos da pele onde há a perda de elasticidade e hidratação. Começam nas áreas mais sensíveis e fininhas, como no contorno dos olhos e ao redor dos lábios, e depois se espalham por toda a superfície da pele, deixando a aparência cansada.

Outra causa comum de queixas em mulheres acima dos 40 anos é a constante perda de firmeza que acomete a pele ao longo dos anos. Isso acontece em função da redução na produção de colágeno pelo nosso corpo a partir da terceira década de vida, gerando um resultado que já conhecemos: feições caídas e um aspecto de cansaço e tristeza constantes.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

A boa notícia é que todos esses problemas podem ser prevenidos e até mesmo tratados com uma rotina de cuidados com a pele completa. Nós reunimos dicas infalíveis que deixarão a sua pele muito mais firme e livre de rugas por mais tempo.

Principais causas das rugas e flacidez no rosto

Rugas e flacidez são consequências normais do envelhecimento cutâneo. Com o passar do tempo a nossa pele perde a capacidade de sintetizar as proteínas responsáveis pela firmeza e pela elasticidade.

Deste modo as rugas se formam quando a pele perde a capacidade de voltar à sua posição inicial depois de ser contraída durante as expressões faciais. A falta de hidratação, o hábito de fumar e a exposição solar sem proteção são os principais agravantes deste cenário, acelerando o processo de formação das rugas.

Já a flacidez é consequência direta da baixa na produção de colágeno que acontece da segunda para a terceira década de vida. Aos 30 anos a nossa pele perde metade da capacidade de sintetizar essa proteína, diretamente relacionada à firmeza da pele.

Neste caso, os maiores vilões são a exposição solar sem proteção, que causa pequenas mutações nas células, alterando a capacidade de sintetização de aminoácidos, e o hábito de fumar, uma vez que o contato da pele com a fumaça do cigarro quebra as proteínas de colágeno e afeta a circulação dos vasos capilares, gerando um aspecto amarelado e sem viço no rosto, pescoço e mãos.

Como tratar rugas e flacidez

Prevenir e combater as rugas e a flacidez da pele são medidas importantes, que devem começar a partir dos 25 anos de idade, quando começamos a perder o colágeno e a perceber os primeiros sinais do envelhecimento.

O foco destas ações deve ser o combate aos agentes externos que roubam o colágeno da pele e a reposição das vitaminas e proteínas que perdemos ao longo do tempo. Existem muitas ações que você pode tomar para conquistar esses dois objetivos, como:

  • Proteger a pele do sol;
  • Combater a ação dos radicais-livres;
  • Repor as vitaminas e proteínas perdidas ao longo do tempo;

Cada passo é importante para obter bons resultados e deve entrar na sua rotina de beleza de forma disciplinada, tonando-se um hábito. Passar protetor solar todos os dias, pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, usar cosméticos com vitaminas e antioxidantes, suplementar o colágeno, através de cosméticos ou na alimentação são algumas das medidas mais interessantes para cuidar da saúde da sua pele.

Agora que você já sabe quais são as causas das rugas e da flacidez, além das medidas para combatê-las, descubra quais são os melhores cosméticos anti-idade para te ajudar nesta missão!