Principais cuidados com a pele no inverno, segundo Maria Cristina Abdias, treinadora da Clarins

Quando a temperatura cai é comum mudarmos nossos hábitos e bebermos menos água, passarmos mais tempo em banhos quentes e até mesmo consumir menos verduras e legumes. Tudo isso traz consequências para a nossa derme, que fica ressecada neste período. Para ajudá-la a amenizar este problema, a treinadora oficial da Clarins, Maria Cristina Abdias, traz uma lista de cuidados com a pele no inverno que promete eliminar o ressecamento e desconforto desta época.

A pele mais seca durante o inverno pode trazer sintomas desagradáveis, como coceira, descamação e até o surgimento de fissuras e machucados. Algumas regiões, mais expostas e sensíveis, tendem a apresentar estes sintomas de forma mais intensa, como é o caso de pés, cotovelos e regiões sensíveis do rosto como a área dos olhos e dos lábios.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Sephora: Porque a pele fica mais ressecada no inverno?

Maria Cristina Abdias: Com a chegada do frio, a pele tende a ficar ressecada porque o nosso

comportamento também muda: bebemos menos água e tomamos banhos mais quentes. Além do mais, o tempo mais gelado e seco faz com que a pele se desidrate mais facilmente.

Sephora: Quais hábitos cultivar durante o inverno para evitar o ressecamento da pele?

Maria Cristina Abdias:
 Tentar manter um bom e constante consumo de água (tanto natural, bebendo, quanto em alimentos como frutas, por exemplo), além de focar bastante na limpeza da pele e é claro, em sua hidratação.

Cuidados com a pele no inverno para melhorar o seu aspecto e hidratação

Maria Cristina também ensina uma série de medidas para melhorar o aspecto da pele e recuperar a hidratação perdida em função do contato com o ar seco e gelado do inverno. Segundo a treinadora é possível criar uma rotina de tratamento que alivia os sintomas e ajuda a combater os problemas relacionados ao ressecamento da pele.

Cuidados com o rosto

O rosto é uma das áreas mais expostas à ação do ambiente e, consequente, é uma das que mais sofre com as mudanças de temperatura. As células perdem mais moléculas de água e sentimos o desconforto logo nos primeiros dias. “Para garantir a hidratação do rosto frente às mudanças bruscas de temperatura é importante intensificar o tratamento da pele com produtos que contenham ácido hialurônico, que traz mais elasticidade, conforto e luminosidade para a pele. A Clarins possui uma máscara superpotente que traz esses benefícios: é a Hidraquench, recomendada para todos os tipos de pele”.

A região dos olhos também precisa de cuidados especiais. Para Maria Cristina é importante dar mais atenção a esta área: “Esta área é mais sensível do que o restante do rosto, e, diante a climas mais secos e gelados, pode desidratar muito mais facilmente”, explica. Ela sugere o uso de géis e hidratantes específicos para proteger a região. “ O Eye Revive Beauty é ótimo, pois pode servir também como uma máscara para potencializar a hidratação. Para fazer isso basta concentrar mais produto na região dos olhos e deixar agir por 10 minutos”, detalha.

Cuidados com as mãos

As mãos também costumam sofrer bastante com o inverno. Elas ficam tão expostas ao clima quanto o rosto e ainda manipulam todo tipo de objeto e substância, o que leva a um processo acelerado de envelhecimento. Para reverter esse problema, a treinadora da Clarins sugere a intensificação dos tratamentos. “As mãos também merecem cuidado especial quando o clima se torna mais seco e você pode aproveitar para fortalecer as suas unhas enquanto as hidrata com tratamentos como o Hand & Nail cream. Um ótimo rejuvenescedor para esta área, ao ser aplicado pela noite”, explica.

Cuidados com as pernas e pés

Como ficam menos expostos à ação do clima, é comum acharmos que pernas e pés não precisam de tanto cuidado, mas esta região também sofre com os nossos hábitos durante o inverno. Banhos quentes, o atrito com meias e sapatos fechados (desconfortáveis, muitas vezes) e o baixo consumo de água fazem com que as pernas e pés apresentem ressecamento intenso. “Para evitar as pernas ‘russas’ de ressecamento e ainda sentir um alívio e bem-estar no final ou início do dia, aposte no Energising emulsion: Tratamento de textura muito fluída que descansa e alivia as pernas cansadas. Refresca e proporciona uma imediata sensação de leveza, alívio e bem-estar. Deixa a pele flexível e suave, além de contribuir para manter seu nível de hidratação. Já para os pés a fórmula do Foot Beauty Cream é ideal: ela contém óleo de castanha de caju que combate o ressecamento, enquanto a manteiga de karité repara e amacia os pés. Contém também arnica, que combate o cansaço, a mirra que reforça e embeleza as unhas, o óleo essencial de tomilho, com propriedades purificantes e pó de Laponite ®, que absorve a umidade” detalha a treinadora oficial da Clarins.

Gostou dessas dicas? Mensalmente traremos novos especialistas para contar seus truques e segredos de beleza especialmente para você!