Qual é a diferença entre Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT) ?

Você tem um perfume favorito, usa sempre e adora. Até que um belo dia, quando vai repor o seu estoque, percebe que o perfume está com o cheiro diferente. O que aconteceu? É possível que você tenha comprado uma versão diferente da que costuma usar. Isso acontece porque muitos perfumes são comercializados em diversas intensidades, tais como a Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT).

As notas dos perfumes EDT e EDP podem até ser iguais, mas dependendo da sigla, a concentração da fragrância é maior ou menor – deixando-a mais forte ou mais suave. O Eau de Parfum (EDP) tem concentração de 18% a 25% de essência, isso faz com que ele dure até 12 horas na pele. Já o Eau de Toilette (EDT) é um pouco mais fraco, com concentração de 4% a 8% e deixa um toque mais suave na pele por até 8 horas.

Guia de Batons - Dicas de Batom pela Sephora

Como funcionam as classificações dos perfumes?

As fragrâncias são produzidas e classificadas de acordo com a concentração de óleos essenciais presente nas fórmulas. A combinação desses óleos é responsável pela criação dos aromas que caracterizam cada perfume. Contudo, estes óleos essenciais são diluídos em um solvente, formando a fragrância líquida que conhecemos.

Quanto mais material solvente, menos concentrada é a fragrância, o que torna a sua percepção mais suave. A durabilidade da fragrância na pele é afetada, pois os solventes usados para dissolver os óleos essenciais são muito voláteis, evaporando na pele ao longo do dia e levando o perfume embora. As fragrâncias são classificadas da seguinte forma:

Parfum

É a classificação com maior quantidade de óleos essenciais, de 20% a 30%. É tão concentrado que não é aplicado com spray, mas pequenas gotas. Sua durabilidade ultrapassa 24 horas.  

Eau de Parfum

Com uma concentração levemente menor, de 18% a 25%, a água de perfume é aplicada com spray e apresenta durabilidade de aproximadamente 12 horas.

Eau de toilette

Relativamente menos concentrado do que as outras versões, com aproximadamente 10 % a 15% de fragrância, o EDT dura na pele por um período que varia de seis a oito horas.

Eau de Cologne

As colônias possuem ainda menos fragrância. Cerca de 2% a 5% de óleos essenciais presentes na fórmula. Sua durabilidade raramente passa as duas horas.

Como e onde usar o Eau de Parfum (EDP) e o Eau de Toilette (EDT)

A diferença de concentração das fragrâncias aliadas às suas famílias olfativas são os fatores que determinam em qual ocasião e época do ano é melhor optar por um perfume mais ou menos concentrado.

De modo geral as fragrâncias do tipo Eau de Parfum são mais indicadas para os dias frios e ocasiões onde a sofisticação é necessária, como festas, jantares especiais e comemorações em geral. Mulheres sofisticadas, que querem se destacar e causar impacto por onde passam são ótimas candidatas a usar perfumes EDP femininos. O Eau de Parfum é a típica fragrância marcante, que deixa um rastro perfumado por onde passa.

Já o Eau de Toilette é mais adequado para o dia a dia, a sua suavidade faz com que ele seja perfeito para o ambiente de trabalho, reuniões e até mesmo para ser usado por quem convive com crianças diariamente, pois deixam a pessoa perfumada com um aroma leve, que não chega a incomodar quem está próximo. Se você procura uma fragrância discreta os Eau de toilette femininos são a solução perfeita.

Perfume leve ou cheio de atitude: você vai de qual?